Alba define novos acordos que favorecem o desenvolvimento do Caribe

A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) avança atualmente para o desenvolvimento da região caribenha, depois da assinatura de vários acordos energéticos e sociais.

Reunião da Alba

Os projetos, assinados nesta segunda-feira (11) durante a 4ª reunião extraordinária do Conselho Político do bloco, contam com o financiamento de fundos da iniciativa de cooperação energética Petrocaribe e o Banco da Alba.

No encerramento do encontro, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, mencionou vários dos convênios, entre eles um com Antígua e Barbuda que estabelece a construção de uma instalação piloto de energia eólica com capacidade para produzir 1,5 megawatts.

“Enquanto a Alba investe para essa instalação, os centros de poder capitalistas somente advogam pela desestabilização da América Latina e do Caribe e o saque dos recursos pertencentes à região”, advertiu.

O presidente também anunciou a construção de um centro médico e a melhoria dos setores produtivos e agrícolas de Dominica, bem como a instalação de painéis solares em escolas públicas e a construção de moradias em San Cristóbal e Neves.

Também mencionou erguer e reabilitar escolas em Granada e de centros esportivos em San Vicente e Granadinas entre os próximos projetos a serem executados pela Alba. Enquanto em Santa Lucía, começará a fabricação de casas que serão entregues através de um programa social a pessoas sem lar, acrescentou.

Segundo o chefe de Estado, “a Alba busca elevar a qualidade de vida dos países da região. Todos temos direito ao desenvolvimento e juntos podemos alcançá-lo”, enfatizou.

A Alba é integrada por Bolívia, Nicarágua, Dominica, Santa Lucía, Granada, Equador, San Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda, San Cristóbal e Neves, Cuba e Venezuela.