Governo Federal já assentou 10 mil famílias em 2015

Cerca de 10 mil famílias já foram assentadas pelo Governo Federal neste ano. O número foi apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e pela presidenta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, em audiência com representantes do Movimento Sem Terra (MST). Durante o encontro, realizado terça-feira (4), na sede do ministério, o ministro reforçou o compromisso de assentar mais 40 mil famílias até o final de 2015.

Reunião Patrus Ananias com MST - Paulo Henrique Carvalho/ MDA

O objetivo da reunião foi apresentar as estratégias do MDA para atingir a meta de assentar, até 2018, 129 mil famílias acampadas no país. Uma delas é encaminhar 205 decretos de desapropriação de terras à presidenta Dilma Rousseff.

“Muitos dizem que somente a terra não é suficiente. Também compartilho desse pensamento, mas destaco que a terra é fundamental, é o primeiro passo. Se temos a terra, temos condições de ofertar a infraestrutura necessária para assegurar produtividade e qualidade de vida aos assentados da reforma agrária”, destacou Patrus.

Para a presidente do Incra, a participação dos movimentos sociais na elaboração de políticas públicas é fundamental, pois garante que governo e sociedade compartilhem prioridades. “Esse foi um encontro importante e a presença do MST só enriqueceu esse momento. O diálogo é um instrumento muito eficaz para realização da reforma agrária”, afirmou.

De acordo com o coordenador nacional do MST, Alexandre Conceição, a reunião faz parte de uma série de ações previstas na Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que prevê a realização de marchas, ocupações e reinvindicações em vários estados brasileiros. “Nosso objetivo é contribuir para a implementação de políticas que atendam as reinvindicações dos movimentos que lutam por direito à terra. Saímos deste encontro bastante satisfeitos e confiantes de que o ministro Patrus tem a sensibilidade necessária para cumprir a meta de assentar todas as famílias que hoje vivem acampadas”, concluiu.