Frente Parlamentar realiza audiência na cidade de Paulínia

Na segunda-feira, 3/8, a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Paulínia. O evento contou com ampla participação de representantes dos trabalhadores do setor petroquímico.

 A deputada Leci Brandão, coordenadora da Frente, reafirmou a importância política de reunir os movimentos sociais e os trabalhadores para defender o patrimônio brasileiro. “O que nós defendemos é a punição de todos aqueles que cometeram crimes contra a Petrobras, mas os trabalhadores e o povo não podem ser prejudicas pelos erros de alguns”, afirmou a deputada na fala de abertura da audiência.

A Frente, composta por 13 partidos e 35 deputados estaduais das mais diversas legendas partidárias, considera de extrema importância incluir os representantes públicos de Paulínia neste movimento. O município sedia a maior refinaria da Petrobras que tem capacidade de processamento de 66 mil m³ de óleo por dia. De acordo com o site da empresa, a refinaria Replan é responsável por 20% do refino de todo o petróleo no Brasil e pelo processamento de cerca de 80% do petróleo nacional. Para a deputada, os ataques à Petrobras podem prejudicar muito a economia local, mas vê os desdobramentos com otimismo. “Eu acredito no povo brasileiro, acredito que essa fase vai passar e que nós vamos retomar o desenvolvimento do nosso país”, sentenciou a parlamentar.

O vereador Danilo de Barros, do PCdoB de Paulínia, foi o principal articulador do evento na cidade. “A Leci fez o lançamento da Frente em São Paulo. Eu tive a honra de estar presente, foi um debate enriquecedor, aprendi muito. E quando levantaram a hipótese de levar a frente para as cidades-polo, eu fui o primeiro da fila a pedir que viessem à Paulínia defender a nossa Replan, a maior refinaria do país”, contou o vereador. Para o vereador Custódio Campos (PT), Paulínia tem o dever de entrar neste debate, “ninguém melhor do que o povo de Paulínia para defender a Petrobras”, afirmou. Campos ressaltou, ainda, que os paulinenses devem zelar pelas suas receitas. Cerca de 70% a 80% das receitas de Paulínia são provenientes da arrecadação de ICMS da refinaria Replan.

O vereador João Mota (PT), o presidente da Câmara Sandro Caprino (PRB) e Márcia Quintanilha, coordenadora da macro do PCdoB da região, também compuseram a mesa do ato. Entre as entidades presentes estavam o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de Campinas, Severino Bezerra do Sindicato dos Frentistas de Campinas e Região, Hamilton Mendes, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário de Campinas e Região, Oswaldo Francenildo do Sindicato dos Petroleiros, Walter Lacoste da CTB, Jerry de Oliveira do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias e José Carlos Ferreira da Associação dos Desempregados de Cosmópolis e Região. O engenheiro Vitor Mamara palestrou sobre a importância da engenharia nacional, ressaltando que o setor petroquímico é estratégico para o país. “O que está sendo atacado, neste momento, é a nossa engenharia. Quando defendemos a engenharia nacional, estamos defendendo o emprego de qualidade dos brasileiros”, alertou Mamara.

Lançamento da Frente

O ato de lançamento e instalação da Frente aconteceu no dia 3/6, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento contou com a presença marcante dos petroleiros da FUP (Federação Única dos Petroleiros), de centrais sindicais como a CTB e a CUT, e entidades como a Confederação Nacional do Ramo Petroquímico. Outras entidades dos movimentos sociais, culturais e estudantis também marcaram presença. De acordo com a deputada Leci Brandão, setores como cultura, educação e esporte também podem ser gravemente prejudicados com o enfraquecimento da maior e mais importante empresa do país. Por isso, “a participação dos movimentos sociais neste ato é fundamental”, defendeu a deputada.

Confira o Boletim Especial da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras no link: http://issuu.com/deputadalecibrandao/docs/jornal-frente-petrobras-vs1-web