Diap: Sindicalismo deve fortalecer frente em defesa da democracia

Em entrevista à Agência Sindical, o diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), afirma que o sindicalismo deve fazer um esforço unitário a fim de agregar as forças em torno de uma frente em defesa da democracia e do desenvolvimento e dos direitos sociais.

Toninho Diap - Agência Sindical

"Ao movimento sindical está legado o papel de constituir uma frente, junto aos setores mais progressistas, para denunciar as ofensivas conservadoras e de base neoliberal que se materializam nos ataques ao Estado Democrático de Direito e às conquistas sociais”, declarou Toninho.

Segundo ele, está em curso no país "um ataque à democracia e aos direitos constituídos democraticamente” promovido por setores conservadores que se aproveitam da crise política.

“Crescem as investidas de golpe para destituir governantes democraticamente eleitos. Isso se radicaliza, inclusive, em atos fascistas, como o ataque contra o Instituto Lula, na semana passada”, resgatou.

A entrevista é parte de uma série produzida pela Agência Sindical intitulada “Sindicalismo e Democracia”. "Além das iniciativas em nossa rede de comunicação, nosso objetivo é estimular as entidades e lideranças do sindicalismo que façam um empenho de valorizar a importância da questão democrática", afirma o jornalista João Franzin, jornalista e coordenador da Agência Sindical.