Agricultores familiares podem fornecer alimentos para escolas de SC

Agricultores familiares organizados em cooperativas e associações poderão vender produtos para a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina. Será aberta a chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados à merenda dos alunos matriculados na rede estadual de ensino. Os interessados deverão se inscrever a partir da próxima quarta-feira (5), às 14 horas.

merenda escolar

De acordo com o diretor de Apoio ao Estudante da SED, Osmar Matiola, a ação beneficia a todos os envolvidos. “Temos relatos da satisfação dos alunos em comer alimentos que têm qualidade nutricional e são bem produzidos. E isso de fato contribui com a educação alimentar de mais de 500 mil alunos da rede pública de Santa Catarina”, explica.

A estimativa é que sejam repassados às cooperativas selecionadas R$ 4,3 milhões para a compra dos itens que serão entregues às escolas. A previsão é de que 25 tipos de produtos da agricultura familiar sejam adquiridos, como derivados de carne e hortifrutigranjeiros.

Os alimentos adquiridos serão fornecidos para as escolas até o final de 2016. Este edital pretende atender as 200 escolas do estado que não têm serviço de alimentação terceirizado. “Se tivermos fornecedores para todos os itens, não teremos mais outro tipo de compra de gêneros a não ser diretamente das cooperativas de agricultores familiares aqui do estado”, destaca Matiola.

Esta é a segunda chamada publica no estado para aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar que atende às normas previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Com isto, todas as escolas da rede pública do estado, cerca de 1,1 mil, passarão a receber produtos de agricultores familiares. “Esse edital completa a cadeia de fornecimento de gêneros para todas as nossas escolas, sejam elas escolas atendidas pelo serviço terceirizado ou escolas da autogestão. São escolas de ensino fundamental e médio, indígenas e de educação de jovens e adultos”, ressalta o diretor.