Requião: Projeto de Serra para pré-sal é perda total

Em entrevista à Rede Brasil Atual, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) voltou a criticar o projeto do também senador José Serra (PSDB-SP) que tenta mudar o modelo de partilha do pré-sal. 

Requião: Mídia cria “fronteiras” para estimular o fascismo - Agência Senado

"Perda total. Perderíamos o controle do preço, o controle da vazão, que influencia no preço, e eles teriam o controle dos custos, comprando insumos fora do Brasil, faturando como quisessem, como faz toda multinacional", disse o senador.

Requião lembrou que o Wikileaks citou Serra dizendo que ele tinha o compromisso de acabar com o pré-sal e entregá-lo sob o regime de concessão a empresas estrangeiras, notadamente a Chevron.

"O Serra negou isso durante meu discurso no plenário, mas não é o que demonstra o projeto que ele fez. O projeto mantém a legislação de partilha, mas entrega o comando do processo todo, que é o controle dos custos, o fornecimento de máquinas e insumos fora do Brasil, o controle da vazão. Ou seja, eles tiram o que quiserem e quando quiserem, e vão tentar tirar a quantidade máxima de petróleo de custo baixo, e entregam isso às concessionárias com o pretexto que a Petrobras não tem condição de explorar o pré-sal", destacou.

Na entrevista, Requião afirmou que considera que reforma política que não elimina financiamento empresarial e coligações é "tapeação", porque o dinheiro de empresas "manda no Congresso" transforma partidos em bancadas financiadas. Sobre o comportamento da imprensa, defende a legalização do direito de resposta. "Se o Jornal Nacional chamar o José das Couves de ladrão, estelionatário, desonesto, improbo e tiver de desmentir no dia seguinte, no mesmo espaço, ele perde a credibilidade e importância. O direito ao contraditório é fundamental e ele não existe na mídia brasileira", salientou.