Em defesa de direitos, CTB se mobiliza para a 5ª Marcha das Margaridas

As trabalhadoras da CTB já estão preparadas para participar da 5ª Marcha das Margaridas, considerada a maior mobilização das mulheres do campo e da floresta. Promovida pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) desde o ano 2000, a Marcha se consolidou, ganhou visibilidade e é hoje também o maior evento com a participação feminina no Brasil.

Margaridas - CTB

Com o lema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, jovens e senhoras de norte a sul do país ocuparão a Esplanada dos Ministérios nos dias 11 e 12 de agosto, contra a violência sexista e pela garantia dos direitos, contra a precarização do trabalho, em defesa da democracia e por um Brasil Soberano, Sustentável, mais Democrático, Justo e Igualitário no Campo, Cidade, Águas e Floresta.

"A Marcha das Margaridas é um instrumento fundamental para as mulheres rurais, das águas e das florestas para o fortalecimento da cidadania das mulheres", afirma Marilene Betros, dirigente da CTB.
“A CTB participa não só como parceira, mas através das cetebistas rurais que constroem o desenvolvimento e marcham em defesa dos seus direitos. Na luta para fazer o nosso país avançar no combate à pobreza no enfrentamento à violência contra as mulheres, na defesa da soberania alimentar e nutricional e na construção de uma sociedade sem preconceitos de cor, gênero, raça, etnia”, reforça Marilene.

De acordo com Lúcia Moura, vice-presidente da CTB e Secretária de Trabalhadores da Terceira Idade da Contag, os preparativos estão a todo vapor. “Nos estados, as mulheres estão articulando sua participação com as centrais e federações. Captando recursos, discutindo os cadernos de textos. E nesse ano temos um desafio ainda maior diante da atual conjuntura nacional”, destacou a dirigente.

Segundo ela a expectativa é reunir 100 mil trabalhadoras em Brasília para participar, no dia 11, de seminários temáticos, que acontecem no Estádio Mané Garrincha; e, no dia 12, da grande Marcha das Margaridas, que percorre as ruas da capital federal, com uma parada em frente ao Congresso Nacional.

Em Brasília as cetebistas já estão mobilizadas, garante a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB/DF, Samara Nunes. “Temos que ir para rua pedir que as políticas em relação ao gênero avancem. A CTB está mobilizada – vamos participar dos eixos temáticos, principalmente nas discussões voltadas à violência contra a mulher”, afirmou.