Brasil tem segundo melhor desempenho em pódios fora de casa

Delegação brasileira já alcançou marca dos 141 pódios de Guadalajara 2011, que teve, entretanto, mais ouros (48). Desempenho do Rio 2007 ainda é superior, com 157 medalhas, 52 ouros

Medalhas brasileiras nos Jogos Panamericanos

O Brasil disputa neste domingo (26) a 42ª medalha de ouro, no vôlei masculino, às 16 horas, joga pelo ouro contra a Argentina. A delegação nacional, até aqui com 140 pódios, já tem assegurada o 141ª – mesma soma de 2011, quando, entretanto, conquistou mais ouros (48). Não pode mais alcançar os dois primeiros, Estados Unidos (261) e Canadá (216), mas já se garantiu à frente de Cuba (97). E se até ontem os cubanos ainda tinham alguma chance de chegar ao terceiro lugar na classificação geral por medalhas de ouro, essa hipótese se desfez ao longo do dia.

O Brasil chega ao último dia de competições com 41 ouros depois de vencer finais de handebol feminino e masculino, basquete masculino, futebol feminino, tênis de mesa e um surpreendente boliche. Ontem havia ainda chances no vôlei feminino, na esgrima e no atletismo, que acabaram resultando em três pratas. Assim, em 24 horas o Brasil obteve mais seis ouros em relação à véspera, passando de 35 para 41, enquanto Cuba avançou de 32 para 36, e sem mais ouros a disputar hoje. Na outra chance brasileira que ainda havia neste domingo, a marcha de 50km, os brasileiros Jonathan Riekmann (abandonou) e Cláudio dos Santos (8º) ficaram longe do pódio, ocupado pelo equatoriano.

O futebol feminino garantiu o título ao bater a Colômbia por 4 a 0, com direito a um gol olímpico de Maurine, quando o jogo ainda estava 1 a 0 e muito disputado, já na metade do segundo tempo. O gol deu tranquilidade para o time dominar a ampliar. O time masculino jogou contra o Panamá e conquistou pelo menos o bronze ao marcar dois gols na prorrogação, depois de empate por 1 a 1 nos 90 minutos.

O técnico argentino da seleção masculina de basquete, Rubén Magnano, apontado como um dos grandes responsáveis pela recuperação do esporte no Brasil, venceu ontem sua primeira final, por 86 a 71, contra os canadenses. Mas tarde, o handebol masculino recuperou a liderança no continente ao vencer a Argentina por 29 a 27, na prorrogação e com dois jogadores a menos a três minutos do final. Na véspera, no mesmo clássico, o time feminino já havia obtido o ouro com 25 a 20 em cima das argentinas.

A decepção ficou por conta do time feminino de vôlei, que deixou escapar mais um ouro ao perder para a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0 – na fase de classificação, as brasileiras haviam sido superiores.