Último fim de semana do Pan promete disputa acirrada com Cuba

Brasil segue em terceiro lugar no quadro de medalhas e vê Cuba pressionar com apenas três douradas atrás; handebol feminino conquista penta. 

Quadro de medalhas - Toronto 2015

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto chegam ao seu último fim de semana com o Brasil na terceira posição do quadro de medalhas, com 35 douradas. A posição, atrás apenas dos Estados Unidos e dos anfitriões canadenses, foi mantida durante a maior parte do período de competições.

Os atletas brasileiros precisam agora, com a proximidade do fim das competições, de bons desempenhos – principalmente nos jogos coletivos – devido à ameaça cubana. Sexta-feira (24), o país caribenho encostou no quadro graças ao bom desempenho dos boxeadores de Cuba; são 32 medalhas douradas no total.

A superioridade brasileira pode vir com os esportes coletivos. Sexta, os meninos do basquete superaram a República Dominicana em jogo apertado, com placar de 68 a 62. A final da modalidade acontece contra o Canadá, que ganhou a outra semifinal dos Estados Unidos, na prorrogação. O Brasil busca o sexto título da história do esporte em Jogos Pan-Americanos, e disputa a decisão neste sábado (25), às 17h30.

Desde 1995 as meninas do handebol não perdem uma partida em Jogos Pan-Americanos. Nesta edição, em Toronto, a seleção garantiu o favoritismo. Ontem, as campeãs mundiais venceram a Argentina por 25 a 20 e ficaram com a única medalha dourada do dia para o país. Ainda na modalidade, os homens jogam a final neste sábado, às 21 horas, contra a Argentina. A partida é uma reedição da última edição do Pan. Em Guadalajara, os “hermanos” levaram a melhor.

No futebol, a seleção masculina enfrenta o Panamá na disputa pelo bronze, às 14 horas. Após a derrota para o Uruguai na última quarta-feira (23), a esperança do ouro no esporte mais popular do Brasil fica com as meninas. Neste sábado, às 19h30, o time da artilheira Cristiane disputa com a Colômbia o lugar mais alto do pódio.

Nas quadras, a seleção feminina de vôlei, capitaneada por José Roberto Guimarães, disputa o ouro contra a equipe dos Estados Unidos. Na primeira fase, as equipes já se encontraram, com vitória difícil das brasileiras por 3 sets a 2. O embate promete ser duro, porém, o Brasil segue com boas chances de vitória.

Fonte: Rede Brasil Atual