Caratê brasileiro estreia com dois ouros e um bronze em Toronto

O caratê do Brasil iniciou sua disputa nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 nesta quinta-feira (23) com três lutadores em ação. E, logo no primeiro dia, conquistou três medalhas: duas de ouro e uma de bronze. A primeira medalha de ouro foi de Douglas Brose, da categoria até 60kg, que venceu na final o venezuelano Jovanni Martinez.

Valéria Kumizake, karatê Brasil - Ministério do Esporte

"Era a medalha que faltava para a minha coleção. Já fui campeão dos Jogos Sul-americanos, Mundiais e agora dos Jogos Pan-Americanos. Foi uma luta muito boa. Antes, quando eu fazia 1 a 0, queria que o tempo corresse para ganhar. Hoje, administro melhor isso e mantenho o foco o tempo todo, para até ampliar", contou Douglas, que derrotou o adversário pelo placar de 4 a 0.

O segundo ouro do dia foi de Valéria Kumizaki, da categoria até 55kg. Ao contrário do combate de Douglas, a vitória de Valéria foi decidida nos detalhes. A luta terminou empatada em 1 a 1, com Valéria e sua rival, a canadense Kate Campbell, desferindo golpes simultâneos a segundos do fim. A decisão ficou para os juízes, que determinaram a vitória da brasileira, que deixou a luta aos prantos.

"Treinei muito para estar aqui e conseguir esse ouro, estou muito emocionada. E também gostaria de dedicar a vitória ao meu treinador, que faleceu no ano passado", declarou Valéria, muito emocionada.

A primeira a disputar uma semifinal no dia foi Aline Souza, da categoria até 50kg. Ela enfrentou Ana Villanueva, da República Dominicana, e vencia praticamente todo o combate, quando a rival desferiu o golpe e virou o placar a seu favor para 2 a 1. Bronze para Aline.

Confira como foi o Brasil 13º dia do Pan

Atletismo
Mesmo repetindo a melhor marca pessoal do ano com 4,80 m, a brasileira Fabiana Murer ficou com a medalha de prata no salto com vara em Toronto. A cubana Yarisley Silva conquistou o bicampeonato e superou o seu próprio recorde de 2011, passando de 4,75 m para 4,85 m. Ronald Julião obteve a medalha de prata no lançamento de disco ao arremessar 64,65 m. No decatlo, Luiz Alberto de Araújo teve uma grande recuperação final e garantiu a medalha de bronze. Com a somatória de 8179 pontos, o brasileiro não só conquistou a medalha, mas atingiu os índices necessários para se classificar para o Mundial da China e para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Boxe
Rafael Lima encerrou com uma medalha de bronze a participação brasileira no boxe no Pan. Na semifinal da categoria acima de 91kg, o brasileiro foi derrotado pelo venezuelano Edgar Muñoz Mata. O outro bronze do Brasil no Pan de Toronto veio com Joedison Teixeira, o Chocolate, na categoria até 64kg.

Hóquei sobre grama
O Brasil mostrou uma importante evolução na modalidade e nem mesmo a derrota para o Canadá apaga a boa atuação brasileira na semifinal. Com grande atuação defensiva e alguns milagres do goleiro Rodrigo Faustino, o Brasil segurou o empate em 0 a 0 até o fim do tempo normal e acabou derrotado apenas nos pênaltis. No próximo sábado (25), a equipe brasileira disputa o bronze, contra o Chile.

Basquete
A seleção brasileira venceu o Estados Unidos por 93 a 83 e avançou à semifinal do torneio de basquete em Toronto. O destaque da noite foi o ala-armador Vítor Benite, que marcou 34 pontos. Ele acertou oito dos 11 tiros que tentou de três pontos. O Brasil disputará com a República Dominicana uma vaga na decisão. A partida é às 14h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (24).

Vôlei
A seleção feminina conseguiu uma virada espetacular sobre Porto Rico na noite desta quinta-feira, e venceu por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11. A vitória garantiu as brasileiras na final. A equipe adversária será a dos Estados Unidos e a partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília) deste sábado (25).

Softbol
A seleção brasileira feminina se classificou para uma semifinal do Pan pela primeira vez na história. Na tarde desta quinta, a equipe garantiu vaga ao derrotar Cuba por 5 a 3. A partida semifinal será nesta sexta-feira (24), contra Porto Rico. A outra semifinal é entre Canadá e Estados Unidos.

Futebol
A Seleção Brasileira masculina perdeu para o Uruguai, por 2 a 1, e está fora da decisão do futebol. O Brasil vencia o jogo até os minutos finais, mas permitiu a virada. O adversário na disputa do bronze será o Panamá, neste sábado (25), que foi derrotado pelo México na outra semifinal.

Handebol
A exemplo do que ocorreu no feminino, a equipe masculina brasileira de handebol também está na decisão. Nesta quinta-feira, o Brasil derrotou o Chile por 34 a 24 na semifinal. A decisão será contra a Argentina no sábado (25).

Hipismo
O Brasil disputou nesta quinta-feira (23) a prova de saltos por equipes, mas não conseguiu medalha. O time formado por Eduardo Menezes, Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Felipe Amaral terminou a competição com oito faltas, duas a mais que a Argentina, medalha de bronze. Os campeões foram os Estados Unidos, que terminaram a prova sem faltas. O Canadá ficou com a prata, com apenas uma falta.

Quadro de medalhas

Os Estados Unidos continuam liderando o quadro de medalhas de Toronto 2015, com 86 delas de ouro. No total os americanos já ganharam 228 medalhas. Em segundo lugar estão os anfitriões dos Jogos, com 69 medalhas de ouro. O Brasil está na terceira colocação com 34 medalhas de ouro (e de prata) e 53 de bronze – 121 no total. Cuba tem agora 28 medalhas e passou a Colômbia, que tem 26.