Toronto-2015: Brasil vence México e está na final do futebol feminino

Vitória de 4 a 2 aconteceu com a ajuda de dois gols da zagueira Rafaelle. Equipe vai em busca do tricampeonato do Pan no sábado. Adversária será a Colômbia, que derrotou a atual campeã, o Canadá, por 1 a 0.

Rafaella. Brasil futebol feminino

O Brasil vai disputar a medalha de ouro no futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A vaga na final veio nesta quarta-feira (22), graças à vitória sobre o México por 4 a 2. Invicta na competição, a seleção brasileira fez um jogo cheio de alternativas contra as mexicanas, mas prevaleceu no fim com gols da artilheira Cristiane, dois da zagueira Rafaelle e um contra da mexicana Romero. A briga pelo título será no sábado (25), contra a Colômbia, que eliminou o Canadá por 1 a 0.

O destaque do time foi a zagueira Rafaelle, que foi ao ataque em dois lances de bola parada e balançou as redes. “Tenho a função de defender, para evitar o gol adversário. É incrível conseguir marcar e ajudar o time. Ainda mais em uma semifinal, que garantiu a medalha para o Brasil”, comemorou a jogadora.

Mesmo avançando à final, o técnico brasileiro Vadão ressaltou que os erros da defesa serviram para ligar o sinal de alerta. “Tivemos muitas chances que evitaram que o jogo não se tornasse dramático. Nos momentos que estávamos tranquilos sofremos os gols. Tomamos dois no vacilo, o que não pode acontecer na final. Complicamos um jogo que estava fácil para o Brasil”, analisou.

No entanto, o comandante acredita que as brasileiras chegam à disputa do ouro por mérito próprio. “Estou satisfeito com a campanha. Foi muito importante a dedicação das jogadoras para buscar esse título”, acrescentou.

O jogo

A seleção entrou em campo com Luciana, Fabiana da Silva, Monica Hickmann, Rafaelle Carvalho, Thaisa de Moraes, Tamires Cassia, Andressa Alves, Andressa Cavalari, Cristiane Rozeira, Raquel Fernandes e a capitã Formiga.

O Brasil começou pressionando a equipe mexicana e o gol veio aos quatro minutos. Cristiane – artilheira do Pan com sete gols – abriu o placar de cabeça. Dificultando a saída de bola das adversárias, a equipe verde e amarela dominava o duelo.

O empate só veio em vacilo da defesa brasileira. Em um lance curioso, a goleira Luciana se enroscou com a zagueira Fabiana e colocou a bola contra o próprio gol. Aos 39 minutos, o Brasil quase ampliou o placar com a cabeçada da Cristiane após cruzamento da Raquel. Antes do intervalo, no entanto, veio o segundo gol do Brasil. Aos 45 minutos, Andressinha cruzou na área, Formiga cabeceou na trave e a zagueira Rafaelle emendou de primeira no rebote.

A seleção canarinho voltou pressionando e fez 3 a 1 na volta do intervalo, graças a gol contra da mexicana Arianna Romero. Quando o jogo parecia tranquilo, novamente a defesa brasileira errou. Após cruzamento pelo alto, a bola sobrou livre para a mexicana Rangel, na cara da goleira Luciana: 3 a 2 para o Brasil. A seleção não sentiu o gol e seguiu dominando o jogo. A recompensa veio aos 28 minutos, com gol de cabeça de Rafaelle após bola alçada na área.

Com quatro vitórias em quatro jogos, 15 gols a favor e três contra, a seleção feminina chega à final. O caminho na busca pelo tricampeonato começou com a vitória contra a Costa Rica, por 3 a 0. Depois, goleada sobre o Equador, por 7 a 1, e triunfo contra o Canadá, por 2 a 0. A seleção venceu as edições do Pan de Santo Domingo 2003 e do Rio de Janeiro em 2007. Quatro anos depois, a seleção foi medalhista de prata em Guadalajara, perdendo a final para as canadenses nos pênaltis.

Confira como foi o Brasil no 12º dia do Pan

País subiu ao pódio quatro vezes nesta quarta-feira, com bronzes no boxe, taekwondo, atletismo e esgrima

Após 12 dias de Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Brasil soma um total de 114 medalhas na competição, com 32 ouros, 32 pratas e 50 bronzes, em terceiro no quadro geral, atrás de Estados Unidos e Canadá. Nesta quarta-feira (22), atletismo, boxe, esgrima e taekwondo contribuíram com um bronze cada para o país. Nas pistas, Flávia Lima ficou em terceiro lugar nos 800 m rasos. No boxe, o bronze veio com Joedison Teixeira, que parou na semifinal da categoria até 64 kg. No taekwondo, Raphaella Galacho também faturou medalha de bronze, mesmo resultado obtido por Ghislain Perrier na esgrima.

Atletismo
A brasileira Flávia Lima correu a prova dos 800 m em Toronto com o tempo de 2min00s40 e conquistou a medalha de bronze para o atletismo brasileiro. Ela ficou atrás da canadense Melissa Bishop, campeã com 1min59s62, e da norte-americana Alysia Milano, prata com 1min59s76. Também houve brasileiros em ação no salto em distância, no arremesso de martelo e nos 100m livre.

Boxe
O pugilista Joedison Teixeira disputou a semifinal da categoria até 64 kg nesta quarta, mas não conseguiu avançar para a decisão. Ele caiu diante do cubano Yasnier Toledo por decisão unânime dos árbitros e conquistou a primeira medalha do boxe brasileiro em Toronto: um bronze.

Esgrima
O terceiro pódio do Brasil no Canadá veio com Ghislain Perrier, no florete individual. O brasileiro protagonizou um combate bastante acirrado contra o norte-americano Gerek Meinhardt na semifinal, mas acabou perdendo por 15 a 12, de virada, e ficou com a medalha de bronze.

Taekwondo
Raphaella Galacho tornou-se a segunda atleta do país a subir no pódio na esgrima nesta quarta. Na categoria até 67 kg, a brasileira superou a canadense Nathalie Iliesco na luta que valeu a medalha de bronze e se juntou a Iris Sing na lista de medalhistas da modalidade em Toronto.

Basquete masculino
Depois de atropelar Porto Rico na estreia, a seleção brasileira voltou a vencer nesta quarta-feira. O adversário da vez foi a Venezuela, que fez um jogo mais duro, mas não resistiu e acabou derrotada pelos brasileiros por 79 a 64. A equipe encerra a primeira fase nesta quinta-feira (24), contra os Estados Unidos.

Handebol feminino
Atuais campeãs mundiais, as mulheres do handebol brasileiro confirmaram seu favoritismo nesta quarta ao massacrar o Uruguai por 40 a 22 na semifinal do Pan. As brasileiras agora vão em busca do pentacampeonato na competição contra a Argentina, na sexta-feira (25).

Quadro de medalhas

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto – 2015 continuam com o quadro de medalhas inalterado. Os Estados Unidos lideram com 78 medalhas de ouro, com o Canadá na segunda posição com 65, o Brasil em terceiro com 32 medalhas e a Colômbia em quarto lugar com 26 medalhas de ouro, uma a mais que Cuba, na quinta posição.

Do Portal Vermelho, com informações do Ministério do Esporte