Governo libera recursos para estados atingidos pelas chuvas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) autorizou nesta quarta-feira (22) o repasse de R$ 784.582,00 para o estado Paraná (PR). Os recursos serão utilizados na execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

Chuvas RS

A transferência do montante é parte das ações de apoio do governo federal ao estado, atingido por chuvas intensas na última semana. Na última segunda-feira (20), a Sedec reconheceu situação de emergência em 28 municípios.

Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 48,9 mil pessoas foram afetadas em 67 municípios, 571 permanecem desalojadas e 114 desabrigadas. Duas pessoas morreram e 37 ficaram feridas. Mais de 3,9 mil casas foram danificadas e 18 destruídas por causa dos granizos, vendavais, tornados, enxurradas e inundações.

No início desta semana, o governo federal enviou kits de ajuda humanitária para o estado. Ao todo serão 1.828 kits de higiene pessoal (toalha, sabonete, creme dental etc.); 1.828 kits limpeza (rodo, vassoura, sabão, etc.); 1.883 cestas de alimentos (arroz, feijão, farinha, óleo, etc.); 950 kits dormitório e 950 colchões. Esse material corresponde a R$ 870 mil.

Visita Rio Grande do Sul

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Adriano Pereira, estará nesta quarta e quinta-feira (23) no Rio Grande do Sul (RS) para se reunir com equipes do governo estadual e da Defesa Civil local, além de sobrevoar municípios atingidos pelas chuvas.

Segundo o secretário, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) acompanha a situação dos três estados da região, após as chuvas. "Vamos verificar a situação in loco e colaborar com a Defesa Civil local na construção do Plano Detalhado de Resposta", explicou.

As chuvas dos últimos dias atingiram mais de 50 mil pessoas em 63 municípios do Rio Grande do Sul, dos quais 14 deles têm situação mais crítica. Aproximadamente 2 mil pessoas estão em abrigos, informou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O governo do estado instituiu um gabinete de emergência e decretou situação de emergência coletiva em 26 municípios, até o momento.

Santa Catarina

Em Santa Catarina (SC), 59 municípios foram afetados pelas chuvas e 26 decretaram situação de emergência. Os municípios mais atingidos – Coronel Freitas e Saudades – decretaram estado de calamidade pública.

No último dia 17, o governo federal garantiu o enviou de kits emergenciais para as famílias desabrigadas. O ministro Gilberto Occhi anunciou ainda que os moradores que tiveram casas atingidas poderão usar o Fundo de Garantia (FGTS) para ajudar na reconstrução.

Fonte: Ministério da Integração com informações da Agência Brasil