China irá apoiar a reconstrução de países afetados pelo ebola

Foi realizada na segunda-feira (20), em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a reunião internacional para combate ao ebola na África. Na ocasião, o vice-diretor da Comissão Nacional da Saúde e Planejamento Familiar da China, Jin Xiaotao, lembrou que a China irá prestar auxílio para a recuperação e reconstrução socioeconômica dos países africanos afetados pela doença.

Congo Ebola

Segundo Jin Xiaotao, a epidemia não foi apenas uma ameaça, mas também trouxe uma oportunidade para a promoção da construção da saúde pública. A comunidade internacional já reconheceu que é preciso ajudar os países africanos a reforçar a construção de hospitais e laboratórios, promover o mecanismo administrativo de saúde pública e o sistema de controle e prevenção.

Jin Xiaotao apontou que, após o surto de ebola, a China realizou amplamente a ação de auxílio. O país enviou no total mais de 1.200 pessoas que trabalham na área de saúde para 13 países e forneceu mais de US$120 milhões para a assistência.

O governo chinês está atento ao apoio à reconstrução e ao aumento da capacidade de saúde pública desses países, transportando laboratórios biológicos móveis para Serra Leoa, enviando mais de 30 equipes de especialistas para as zonas afetadas da África Ocidental, fazendo treinamento para os médicos locais na Guiné, Libéria e Serra Leoa. A ação da China foi bem elogiada pelos países africanos e pela comunidade internacional.