Brasil segue com 100% de aproveitamento no basquete masculino

O Brasil fez o dever de casa e venceu mais um adversário no basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Sem ser ameaçado em nenhum momento da partida, o time pentacampeão do torneio continental derrotou a Venezuela, por 79 a 64, nesta quarta-feira (22), no ginásio do Ryerson Athletic Centre.

Brasil x Venezuela no Pan-Americano de Toronto

Com o resultado, a equipe do técnico Ruben Magnano chegou à segunda vitória na competição – além dos venezuelanos, venceu Porto Rico (92 a 59), na última terça-feira –, manteve os 100% de aproveitamento e pode se classificar ainda nesta quarta para as semifinais.

Para isso, basta que os Estados Unidos vençam Porto Rico logo mais. Os brasileiros voltam à quadra amanhã, às 22 horas, quando enfrentam os norte-americanos. A partida deve marcar a disputa pelo primeiro lugar do Grupo A e a definição do adversário na fase seguinte. A outra chave tem México, Argentina, Canadá e República Dominicana.

O jogo

Com marcação forte na defesa e velocidade na saída para o ataque, o Brasil começou a partida na pressão. Com seis pontos logo de cara do ala-armador Vítor Benite, do Flamengo, o time abriu vantagem e venceu o primeiro quarto por 22 a 9.

No segundo quarto, Magnano começou a colocar alguns reservas em quadra, como o experiente Olivinha, também do Flamengo. Limitada tecnicamente, a Venezuela pouco ameaçava e a vantagem verde e amarela seguia firme. Tanto que o Brasil foi para o intervalo com 14 pontos de vantagem: 37 a 23.

Administrando as ações e já sem Benite tão inspirado, o Brasil passou a rodar mais a bola, mas continuou pontando. Fechou o terceiro quarto em 54 a 43 e, no último período, fez 79 a 64 para fechar o placar e seguir com 100% de aproveitamento no torneio.

“Hoje fomos uma equipe sólida, mesmo jogando contra uma Venezuela aguerrida e de um jogo físico duro. Tivemos um momento ruim na partida, mas soubemos sair disso e mostramos uma qualidade boa. Hoje a bola saiu mais para mim, foi a minha função. Tomara que amanhã seja o dia de outros jogadores também”, comentou Benite, cestinha brasileiro na partida, com 14 pontos.

Para Magnano, a preparação brasileira tem sido bem feito e, por isso, os resultados estão aparecendo. “Quando você trabalha e se prepara, as chances de ter o objetivo mais próximo são maiores. Temos que fazer o nosso jogo dentro de quadra. Acho que estamos focados e muito bem”, elogiou o treinador argentino.

Confira como foi o Brasil no 11º dia do Pan

No décimo primeiro dia de competições nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, o Brasil somou mais oito medalhas. Os responsáveis pelas duas douradas foram a equipe masculina de tênis de mesa e Juliana Santos, no atletismo, na prova dos 5.000 m. O país soma 110 medalhas no Pan, sendo 32 de ouro, 32 de prata e 46 de bronze. O Brasil segue na terceira posição do quatro de medalhas, atrás apenas de Estados Unidos, primeiro, e Canadá, segundo.

Tênis de mesa
O Brasil terminou a disputa por equipes com um ouro e uma prata. O título veio no masculino, com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Eles bateram o Paraguai na final e faturaram o heptacampeonato no Pan. No feminino, Lin Gui, Caroline Kumahara e Lígia Silva chegaram à final pela primeira vez na história da competição e ficaram com a prata, perdendo a decisão para o time dos Estados Unidos.

Hóquei sobre grama
A seleção brasileira bateu os Estados Unidos, por 3 a 1, nos pênaltis, e alcançou a semifinal em Toronto. A vitória significou, também, uma histórica classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Boxe
Joedison Teixeira venceu o mexicano Raul Curiel por decisão unânime (3 a 0) dos árbitros nesta terça-feira e já tem uma medalha garantida. Ele disputará a semifinal da categoria até 64kg contra o cubano Yasnier Toledo nesta quarta-feira (22.07). Na categoria até 81kg, Michel Borges foi derrotado pelo venezuelano Albert Duran, por 3 a 0. Fechando o dia em Toronto, Roberto Queiroz foi derrotado pelo venezuelano Gabriel Perez por 3 a 0. A luta foi válida pelas quartas de final da categoria até 69kg.

Atletismo
O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro no atletismo nesta terça-feira. Na prova dos 5.000 m, a paulista Juliana Santos cruzou a linha de chegada em 15min45s97. Já no arremesso de dardo, Juciele de Lima conquistou o bronze após atingir a marca de 60m42.

À noite foi a vez de Keila Costa levar mais uma medalha para o país. No salto triplo, a pernambucana marcou 14,50m e ficou com a prata.

Basquete
A seleção masculina do Brasil começou bem a campanha em Toronto. Em estreia contra Porto Rico, atual campeão pan-americano, a equipe conseguiu uma vitória tranquila e fechou a partida com o placar de 92 a 59. O cestinha da partida foi o paulista Rafael Hettsheimeir, com 19 pontos.

Vôlei de praia
Depois da derrota para a Argentina no último domingo, a dupla formada por Lili e Carol Horta superou as anfitriãs canadenses Melissa Humana-Paredes e Taylor Pischke nesta terça-feira, na disputa pela medalha de bronze. Em uma partida que durou apenas 37 minutos, as brasileiras foram soberanas, derrotando as adversárias por 2 sets a 0 (21/9 e 21/14) e garantindo a medalha.

Na chave masculina, Álvaro Filho e Vitor Felipe disputaram a final contra os mexicanos Virgen e Ontiveros. Os brasileiros foram derrotados por 2 a 1 e ficaram com a medalha de prata.

Esgrima
Depois da medalha de Renzo Agresta, o Brasil voltou a subir no pódio da esgrima nesta terça-feira. Nathalie Meollhausen conquistou a medalha de bronze na espada individual, sendo derrotada apenas pela campeã da competição, a norte-americana Katharine Holmes, por 10 a 7.

Taekwondo
A modalidade fechou o dia sem medalhas para o Brasil em Toronto. Júlia Vasconcelos chegou a brigar pelo bronze na categoria até 67kg, mas foi superada pela argentina Alexis Arnoldt, por 5 a 1.

Handebol
Em sua terceira partida pela fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos, a seleção masculina de handebol do Brasil chegou a mais uma vitória, desta vez com um placar surpreendente: 48 a 18 em cima da República Dominicana. Assim, os brasileiros confirmaram a primeira posição do Grupo A e avançaram à semifinal da competição.

Quadro de medalhas

A disputa pela primeira colocação no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Toronto ainda não está resolvida, visto que os Estados Unidos lideram com 70 medalhas, 9 a mais que o Canadá. Nos últimos 50 anos, a única vez que os Estados Unidos não finalizaram os jogos à frente do quadro foi em 1993, em Cuba. O Brasil continua na terceira posição, com 32 medalhas de ouro, enquanto a disputa pela quarta colocação entre Colômbia e Cuba fica mais acirrada. A diferença é de apenas uma medalha a mais para o país sul-americano, que tem 24 delas. Caso empate em medalhas de ouro, Cuba tem a vantagem de possuir mais medalhas de prata – 19 contra 8.