Juca: Onda conservadora quer levar o Brasil para a Idade Média

Em entrevista ao jornal El Pais, publicada nesta segunda-feira (20), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que o momento de crise fez emergir no Brasil um lado reacionário.

Juca Ferreira - Lia de Paula

“Neste momento de crise, emergiu da própria sociedade um programa muito reacionário, racista, misógino, contra os direitos das mulheres, contra o Estado laico, a favor de reduzir a idade penal, um programa que os mais otimistas pensam que não pode se tornar hegemônico, mas ao mesmo tempo ocupa espaços no Congresso e creio que a sociedade começou a reagir e creio que os partidos políticos e o governo também têm de reagir, porque é uma ameaça à convivência e à democracia", disse o ministro.

Juca afirmou que essa onda conservadora tenta "levar o Brasil para a Idade Média, quando o país nem existia". no entanto, para ele "temos a vantagem de ser um país novo que pode pensar no futuro sem as marcas de ontem, sem as taras da civilização ocidental”.

Na entrevista, o minsitro fez um balanço dos seis meses de governo, que segundo ele, foi abaixo da média. "Estamos tendo um bom tratamento. Compreendo que quando um governo gasta mais do que arrecada é necessário conter o gasto, mas acredito que é necessário um corte inteligente, há diferentes tipos de sacrifícios", disse ele, ressaltando que o orçamento da Cultura é tão pequeno, que "não pode receber o mesmo tratamento dos demais".