Toronto-2015: Thiago Pereira bate recorde de medalhas

A natação brasileira voltou a brilhar em Toronto nesta quarta-feira (15), no segundo dia de competições da modalidade no Canadá. Bronze nos 200m peito e ouro no revezamento 4×200 livre, Thiago Pereira chegou a 21 medalhas em Pan-Americanos e ultrapassou o ex-nadador Gustavo Borges como o maior medalhista brasileiro na história dos Jogos. Os outros ouros brasileiros do dia vieram com João de Lucca (200m livre) e Thiago Simon (200m peito), acompanhados de recordes Pan-Americanos.

Thiago Pereira

O "Mister Pan", como é conhecido Thiago Pereira, fez questão de valorizar a marca. "Não foi fácil. Está doendo, mas estou muito feliz. Não é uma coisa que começou da noite para o dia, vem desde o primeiro Pan-Americano, em 2003, com 17 anos. Aquelas duas medalhas foram de tremenda importância para ajudar nessa contabilidade. E o melhor de tudo é estar sempre representando o nosso país, dando meu máximo em cada queda na água. Tem muita coisa pela frente, agora falta uma medalha para igualar o cubano", lembrou, citando o ginasta Erick Lopez Rios, recordista geral em Pan-Americanos, com 22 pódios.

A marca pode ser alcançada nesta quinta-feira (16), quando Thiago Pereira cai na água para a disputa dos 400m medley e 100m borboleta. "Será um dia bem complicado, até pelo fato de ser o 400m medley. Tenho um gosto especial por ter alcançado nela minha tão sonhada medalha olímpica".

Confira como foi o Brasil no 5º dia do Pan

O fim da caminhada do judô no Pan de Toronto não mudou a rotina de conquistas para a delegação brasileira. Com pódios em modalidades diversas, como badminton, levantamento de peso, natação, polo aquático, tiro esportivo, remo e ginástica artística, os atletas brasileiros somaram mais 14 medalhas, quatro delas de ouro. Com isso, o Brasil passou a ocupar a terceira posição no quadro de medalhas, atrás apenas de Canadá e Estados Unidos. O Brasil soma 55 pódios: 16 ouros, 14 pratas e 25 bronzes.

Levantamento de peso
Fernando Saraiva conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 105kg. Já Mateus Gregório ficou com a prata na 105kg.

Badminton
Duas medalhas de prata nas duplas para o Brasil, com Lohayny e Luana Vicente no feminino, e Hugo Arthuso e Daniel Paiola no masculino.

Polo aquático
A equipe masculina perdeu para os Estados Unidos na final por 11 x 9 e ficou com a prata.

Remo
Fabiana Beltrame faturou a medalha de prata no skiff individual peso leve.

Tiro esportivo
Na final da pistola tiro rápido 25 m, Emerson Duarte foi medalha de prata.

Ginástica artística
O brasileiro Caio Souza conquistou a medalha de bronze no salto. Na trave, Julie Simon terminou em quarta e Flávia Saraiva em quinto. No solo, Daniele Hypólito ficou em oitavo e Flávia Saraiva em sexto. » Leia a matéria

Futebol
A seleção feminina venceu o Equador por 7 x 1 pela segunda partida do Grupo B.

Tênis
A dupla Paula Araújo e Bia Haddad perdeu a semifinal para a dupla mexicana Victoria Rodrgues e Marcela Zacarias, por 2 x 1, parciais de 6/7, 6/4 e 8/10.

Quadro de medalhas

Na tarde desta quinta-feira (16), o quadro de medalhas mostrava uma substancial alteração: O Brasil passou de 5º para a terceira posição, ultrapassando Colômbia e Cuba.

A primeira colocação é do Canadá, com 34 medalhas de ouro, 31 de prata e 20 de bronze. Em segundo está a equipe dos Estados Unidos, com 28 medalhas de ouro. O Brasil vem em terceiro com 16 medalhas, o mesmo número de Cuba e da Colômbia, mas desempata no número de medalhas de prata, que é de 14 contra 12 da Ilha e 7 do vizinho sul-americano.

Do Portal Vermelho, com informações do Ministério do Esporte