Mujica critica campanha da oposição e da mídia para criminalizar o PT

Em seu programa de rádio, o ex-presidente uruguaio José Mujica acusou a extrema direita brasileira de promover uma campanha para criminalizar o PT: “Esse ranço capitalista do Brasil imperial não pode aceitar a liderança de homens e mulheres que não são de sua entranha, mas definitivamente tendem a ser e representar as imensas maiorias”, disse.

Aniversario-dos-35-anos-do-PT-em-Belo-Horizonte-Minas-Gerais- - Foto: Manoel Marques/Imprensa-MG

Segundo ele, a oposição utiliza a mídia para atacar o PT e confundir a população. Diz que a criminalização começou “há mais de dois anos” e utiliza a “artilharia” dos grandes meios de comunicação para prejudicar o partido e o governo.

“Há uma dura, frenética e pensada campanha da extrema direita que procura criminalizar o PT, a senhora presidenta e Lula”, declarou.

“Tirar 40 milhões de cidadãos da miséria. É isso o que significou o governo do PT e principalmente o impulso de Lula, assinando talvez em termos quantitativos a maior façanha da história econômica da América Latina, se por façanha se entende como vivem as pessoas e não simplesmente números, papéis”, avaliou.

Para Mujica, os avanços realizados no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva incomodam a extrema direita que tenta “obscurecer a façanha” do legado deixado aos brasileiros.

O ex-presidente uruguaio usou a metáfora “lição imperial” para classificar a extrema direita e disse que “não podemos ser neutros” em relação a tentativa da oposição em plantar um golpismo no país.