Caravana Cultura Viva chega à Venezuela

A potencialização da cultura latino-americana como ativo da diversidade cultural no mundo é o foco do Circuito Cultura Viva na América Latina, que começa nesta quinta-feira (16) e segue até sábado (18) em Caracas, na Venezuela.

Cultura Viva na Venezuela - MinC

Além de buscar aprimorar a integração cultural do continente, o Ministério da Cultura (MinC) irá aprofundar um debate sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), apresentando aspectos governamental, social e legislativo e conhecendo as redes culturais venezuelanas. O país vizinho já demonstrou interesse em implantar política cultural de base comunitária similar à aplicada no Brasil.

Estão previstas assinaturas de termos e projetos de cooperação bilateral entre Brasil e Venezuela e a concretização de acordos na temática da cidadania e da diversidade cultural. O MinC será representado pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes. Também participarão das atividades, que seguem até o dia 18, o ministro da Cultura da Venezuela, Reinaldo Iturriza, a vice-ministra de Cultura, Giordana Garcia, e a vice-ministra de Economia Cultural, Aracelis García.

Como parte da agenda de cooperação com o país vizinho, Ivana Bentes irá conhecer experiências e organizações culturais que sejam potenciais aliados para realização de intercâmbios com os Pontos de Cultura do Brasil. A secretária ainda participará do 10º Aniversário do Parque Cultural Tiuna El Fuerte, difundindo a experiência da PNCV e dos Pontos de Cultura. No evento, estarão presentes dezenas de organizações culturais comunitárias, rurais e urbanas e serão realizadas mostras artísticas, círculos de debates, feiras de comercialização e trocas de produtos culturais.
Para este segundo semestre, está prevista também a realização do Circuito Cultura Viva na Bolívia, na Colômbia, no Uruguai e no Equador. Esses países possuem interesse em estabelecer conexões a partir do tema da diversidade cultural e da cultura como eixo de desenvolvimento social.

Histórico

Desde 2014, o Ministério da Cultura da Venezuela está redesenhando suas políticas culturais de diálogo com a sociedade civil, com o objetivo de ampliar o conceito de cultura para um viés antropológico, em que a cultura passa ser eixo central do desenvolvimento social e humano.
Ao conhecer a experiência de Pontos de Cultura do Brasil, o país vizinho interessou-se em desenvolver uma política similar, para reconhecer a produção cultural já existente no país como atores e cogestores de políticas públicas culturais, empoderando a sociedade civil organizada e abrindo espaços coletivos de participação social.

Internacionalização da Cultura

A agenda integra objetivos do Plano Diretor de Internacionalização da Cultura Brasileira, nos eixos de Formação e Fortalecimento Institucional: cooperação técnica e trocas de experiências; e de Promoção da Imagem Brasileira, com participação com destaque em eventos internacionais, ações junto a públicos estratégicos e formadores de opinião, e participação qualificada no debate internacional sobre políticas culturais.