Toronto-2015: Ginasta Arthur Zanetti conquista o ouro "que faltava"

A medalha de ouro que faltava na trajetória vitoriosa do ginasta Arthur Zanetti foi conquistada nesta terça-feira (14), nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na prova das argolas, o paulista coleciona um título mundial na Antuérpia, em 2013, o ouro olímpico em Londres-2012 e ainda o Sul-americano de 2013, em Santiago. Dessa vez, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na cidade canadense e completou a coleção de títulos.

Ginasta Arthur Zanetti e sua medalha de ouro no Pan

“Estou feliz demais. Era um resultado que eu queria ter. Quando você quer, a cobrança é maior. É a medalha que faltava na minha coleção. Tenho que agradecer a todos os profissionais que trabalham comigo em São Caetano, meus apoiadores e ao povo brasileiro que torceu por mim”, comemorou o brasileiro.

Último a se apresentar, Zanetti garantiu a nota 15.725. Agora, o objetivo do brasileiro muda: ele vai direcionar os treinamentos para ajudar a ginástica brasileira na prova por equipes. “Depois de ter conquistado tantas medalhas, a minha motivação agora é na disputa por equipes”, revelou.

O técnico de Arthur, Marcos Goto, também exaltou o título, que coroa a preparação feita no CT no Brasil e depois na etapa da Copa do Mundo, disputada em solo verde e amarelo. “Esse era o último título que faltava para celebrar uma carreira vitoriosa na ginástica. Agora, vamos focar no Mundial para classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos”, disse o técnico, se referindo à competição que será disputada entre 23 de outubro e 1º de novembro em Glasgow, na Escócia.

Revelado pelo Segundo Tempo, Isaquias Queiroz conquista mais um ouro

Isaquias Queiroz

O Brasil conquistou mais quatro medalhas na canoagem velocidade nesta terça. Depois do título no C1 1000m e da prata no C2 1000m, ao lado de Erlon Silva, o baiano Isaquias Queiroz voltou ao topo do pódio, agora na prova do C1 200m. Com o tempo de 39s991, o brasileiro deixou para trás adversários como o canadense Jason McCoombs (41s333) e o cubano Arnold Rodriguez (41s459), que completaram o pódio.

"Eu vim para cá com vontade de sair com três medalhas de ouro, mas com duas e uma de prata já estou satisfeito", disse Isaquias após a competição. "É uma satisfação muito grande ajudar o Brasil. Agora é manter o foco para o Mundial", comentou o atleta revelado pelo Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

Isaquias saiu de Ubaitaba, interior da Bahia, onde deu duro na infância. Era cuidado pelos irmãos em casa, já que a mãe passava o dia na rodoviária como servente. Aos três anos, sofreu queimaduras em um acidente doméstico, e o médico disse que iria morrer. Sobreviveu. Aos cinco, foi sequestrado, mas voltou aos braços da mãe. Aos 10, caiu de uma árvore, teve uma hemorragia interna e perdeu um rim. Começou na canoagem um ano depois.

Confira como foi a participação brasileira no quarto dia do Pan de Toronto

Judô
David Moura e Luciano Corrêa ficaram com o ouro. Mayra Aguiar ficou com a prata e a Maria Suelen com o bronze. A modalidade termina o Pan com 13 pódios, sendo cinco ouros, duas pratas e seis bronzes.

Canoagem
O bolsista Isaquias Queiroz venceu a prova do C1 200m. No K1200m, Edson Isaias ficou com a prata. Na dupla, Edson Isaias e Hans Mallmann ficou com o bronze no k2 500m. No C1 200m feminino, Valdenice Conceição também levou o bronze. Na contagem final, o Brasil termina no Pan com nove medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Ginástica Artística
O campeão olímpico Arthur Zanetti levou o ouro nas argolas. Arthur Nory terminou em quinto lugar a prova do solo. Daniele Hypolito ficou em quarto na prova do salto. No cavalo com alças, Francisco Barreto terminou na sexta colocação e Lucas Bitencourt ficou na oitava.

Polo aquático
A seleção feminina ficou com o bronze ao vencer a equipe de Cuba por 9 a 6.

Natação
O Brasil conquistou cinco medalhas na modalidade. Leonardo de Deus levou o ouro nos 200m borboleta. Marcelo Chierighini ficou com bronze nos 100m livres, Joana Maranhão 200m borboleta no bronze. O revezamento 4×100 livres o Brasil terminou com o ouro no masculino e no feminino a equipe nacional ficou com o bronze.

Levantamento de peso
Jaquelini Ferreira, na categoria 75kg, ficou com a medalha de bronze o feminino. No masculino, Marco Túlio terminou em sexto na categoria até 94kg.

Badminton
Na dupla mista, Lohaynny Vicente e Alex Tjong conquistaram a medalha de bronze. No mesmo dia em que havia chegado a sua primeira final de badminton na história dos Jogos Pan-Americanos, com Hugo Arthuso e Daniel Paiola, o Brasil repetiu o feito no feminino. As irmãs Lohayny e Luana Vicente também fizeram história ao derrotar as canadenses Alex Bruce e Phyllis Chan na semifinal de duplas feminina no Pan de Toronto 2015. As brasileiras venceram por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/14.

Hipismo Adestramento

Leandro Aparecido terminou a final em sexto lugar. João Victor ficou em sétimo e João Paulo dos Santos em nono.

Remo
No skiff duplo peso leve, a dupla brasileira Caroline Corado e Sophia Py terminaram em quinto lugar. Na prova dois sem a dupla brasileira formada por Vinícios Delazeri e Victor Pereira ficou em quarto lugar.

Hóquei sobre a grama
A seleção nacional estreou com derrota para o Canadá, por 9 a 1.

Quadro de medalhas

Até a tarde desta quarta-feira (15) o quadro de medalhas mostra que o Brasil ultrapassou o México e ocupa agora a quinta colocação. O Canadá ainda lidera com 29 medalhas de ouro, enquanto os Estados Unidos se aproximam com suas 21 medalhas. Cuba ocupa a terceira colocação com 16 medalhas, duas à frente da Colômbia e o Brasil já chegou às 12 medalhas de ouro.