Em visita a base área, Jaques Wagner faz voo em caça A-29

Nesta quarta-feira (15), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, conheceu organizações militares da Aeronáutica, localizadas em Natal (RN). Na ocasião, passou pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e pela Base Aérea, além de ter visitado unidades sediadas da Força.

Jaques Wagner voa em caça Super tucano

Na Base Aérea de Natal, Jaques Wagner participou de formatura e depois de visitar todas as instalações e grupamentos da base, o ministro voou em um A-29 Super Tucano. A aeronave é um turbo hélice usado para o monitoramento das fronteiras do país.

O diretor do CLBI, coronel Maurício Lima de Alcântara, repassou ao ministro e comitiva dados referentes ao número de lançamentos realizados na base. De 1965 até 2015 foram 3003, sendo 2443 nacionais e 560 estrangeiros. Ao todo, 357 militares e 71 civis atuam no CLBI.

A instituição já realizou o envio de foguetes do Sistema Astros, ademais e drones para testes de mísseis. “Em cooperação com a Universidade de Munique, na Alemanha, fizemos o lançamento de um foguete todo projetado e criado em ambiente universitário. Foi a Operação WARR-EX2”, disse Alcântara.

A Barreira possui importantes acordos e convênios. Desde 1977 tem parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). Também abriga profissionais do Projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas. Além disso, desenvolve o programa AEB Escola, em conjunto com a Agência Espacial Brasileira, onde são ministradas aulas sobre astronomia e astronáutica para professores – cujos conhecimentos poderão ser disseminados.