Toronto 2015: Tiago Camilo conquista o tricampeonato no judô

A noite foi especial para o judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Tiago Camilo conquistou a sua terceira medalha de ouro e se tornou o maior vencedor brasileiro da modalidade na história da competição. Também subiram ao pódio Mariana Silva, da categoria até 63 quilogramas, Victor Penalber, até 81kg, e Maria Portela, até 70kg, que voltaram para casa com as medalhas de bronze. Todos os judocas são beneficiados pelo programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.

Tiago Camilo

Camilo, que também conquistou o ouro em 2007 e 2011, considerou o pódio especial na sua trajetória de 17 anos dedicados ao judô. Na final em Toronto, no Canadá, o brasileiro venceu Asley Gonzalez depois de o cubano ter recebido duas punições. “Tenho muito orgulho do que eu conquistei no esporte. A minha trajetória sempre foi traçada de uma forma muito honesta e profissional. Fico muito feliz com os resultados e por mais essa conquista”, disse.

A primeira brasileira a subir no tatame disputando medalhas foi Mariana Silva. Contra a colombiana Diana Velasco, a brasileira venceu por um yuko e um wazari. “Fiquei muito feliz com a minha conquista, mas o meu objetivo era levar o ouro. Qualquer medalha é muito boa para o atleta, mas vou continuar trabalhando para o meu próximo objetivo que é o Mundial”, projetou.

Quinto colocado no ranking mundial, Victor Penalber venceu o judoca Gadiel Miranda, de Porto Rico, com o ippon mais bonito da noite, aos 3minutos48. “Acho que temos que valorizar muito uma medalha de bronze. Não é todo mundo que tem uma medalha em Jogos Pan-Americanos e eu conquistei uma. O atleta está sempre querendo se superar, querendo atingir e ultrapassar o limite. É claro que vou sair com gostinho de quero mais e isso tem que se transformar em motivação”, disse o atleta depois do pódio.

O bronze da Maria Portela foi conquistado depois dela vencer a mexicana Andrea Poo. Para a atleta, a categoria até 70kg é muito equilibrada no Pan e garantir um lugar no pódio é uma grande conquista. “O pódio veio para coroar todo o trabalho que está sendo feito. Errei hoje e vou trabalhar para não repetir no Mundial”, analisou.

O judô brasileiro acumula oito medalhas no Pan de Toronto. Os pódios desta segunda-feira (13) se somam a dois ouros com Charles Chibana (66kg) e Érika Miranda (52kg); uma prata com Felipe Kitadai (60kg); e dois bronzes com Nathália Brigida (48kg) e Rafaela Silva (57kg).

Confira a seguir a participação brasileira no Pan-Americano de Toronto

Canoagem
Os atletas brasileiros da modalidade fecharam o dia com cinco medalhas. O bolsista Isaquias Queiroz conquistou o ouro no C1 1000 metros. As pratas vieram da dupla Isaquias Queiroz e Erlon de Souza no C2 1000 metros e no barco k4 1000m. Os bronzes vieram do barco K2 1000m de Celso Dias e Vagner Júnior e de Ana Paula no K1 500m.

Ginástica artística
Flávia Saraiva levou o bronze no individual geral. Daniele Hypolito terminou a prova na quinta colocação. No individual geral masculino, Caio Souza ficou na quarta colocação. Já Lucas Bitencourt terminou em nono.

Saltos ornamentais
Na plataforma 10 metros, a dupla brasileira, Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso, ficou com a prata. No masculino, Cesar Castro e Ian Matos ficaram em quarto lugar.

Vôlei de praia
A dupla feminina brasileira Carolina Horta e Liliane Maestrini venceu por 2 sets a 0 Elia Machado e Lolette Rodriguez da Nicaragua. No masculino, Vitor e Alvaro Magliano passaram por Mitchel e Eargenell, por 2 sets a 0.

Levantamento de peso
A bolsista Bruna Piloto levou o bronze na categoria até 63kg.

Remo
A dupla brasileira do Skiff Duplo Gabriela Salles e Yanka de Britto terminou na sexta colocação. A equipe brasileira do quatro sem ficou em quinto lugar.

Squash
A dupla formada por Giovanna Veiga e Tatiana Damasio perdeu a disputa das quartas de final por 2 sets a 0 para as norte-americanas Amanda Sobhu e Natalie Grainger.

Tênis
Na eliminatória do tênis individual feminino, a tenista Paula Cristina foi superada por Verônica Cepede do Paraguai, por 2 sets a 0.

Tiro esportivo
Na carabina de ar 10 metros, Bruno Lion ficou em quarto lugar na final.

Polo aquático
O Brasil venceu a Argentina por 15 a 9 e avançou para a final masculina.

Quadro de medalhas

Até a noite de ontem o Canadá liderava o quadro de medalhas com 22 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze. Os Estados Unidos estavam empatados com Cuba na segunda posição com 12 de ouro, mas tinham 12 medalhas de prata, uma a mais que a Ilha.

O Brasil vinha na sexta colocação, com 7 medalhas de ouro, 7 de prata e 15 de bronze. À frente do Time Brasil estão a Colômbia (em 4ª com 10 medalhas de ouro) e o México (em 5º com 9 medalhas de ouro).

Do Portal Vermelho, com Ministério do Esporte e agências