Embaixador destaca importância do Brasil na governança da internet

O embaixador Benedicto Fonseca Filho, diretor de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, será o convidado especial do painel de abertura do 5º Fórum da Internet no Brasil, que acontecerá em Salvador. O encontro que ocorrerá de quarta (15) a sexta-feira (17) conta com a participação de acadêmicos, professores, representantes governamentais, empresários, organizações da sociedade civil e técnicos que irão debater a rede mundial virtual no Brasil.  

Fórum da Internet no Brasil

Segundo o diplomata, o Brasil tem apoiado as atividades do Fórum de Governança da Internet desde sua criação, em 2005, pela Cúpula Mundial da Sociedade da Informação. Também sediou a segunda edição do IGF (encontro internacional que trata da governança da internet) no Rio de Janeiro, em 2007. O Brasil será, ainda, anfitrião da próxima edição, em João Pessoa, em novembro. 

Segundo Benedicto, o governo brasileiro tem dado mostras, do apreço pelo modelo multissetorial de governança da Internet. “Prova disso são os 20 anos de implementação exitosa do referido modelo por meio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entidade responsável pela organização do 10º IGF", garante o embaixador, que também destaca a realização, em abril passado, pelo CGI.br, da NETmundial, a reunião multissetorial global que trata do futuro da governança da internet.

Trata-se do encontro entre representantes de governos, da sociedade civil, do setor privado e das comunidades acadêmica e técnica de todo o mundo para discutir os princípios que devem reger a governança global da Internet e as ações necessárias para aperfeiçoar seu arcabouço institucional.

Benedicto Fonseca Filho, destaca que “o Fórum da Internet no Brasil constitui espaço privilegiado para a discussão entre setores de questões cruciais que afetam o uso e o funcionamento da Internet bem como para a identificação de suas potencialidades e desafios”. Segundo ele, são elementos para permitir que a Internet se consolide como instrumento para o desenvolvimento econômico e social e para o aprimoramento pessoal, em ambiente de segurança e de pleno respeito aos direitos humanos.

O embaixador, ressalta que o Fórum de Salvador constituirá a etapa preparatória para o 10º IGF de João Pessoa, em novembro e na Cidade do México, nos dias 3 e 4 de agosto, o IGF regional reunindo os países de toda a América Latina e Caribe. Os eventos discutirão temas com o propósito de identificar particularidades nacionais e regionais e preparar recomendações e propostas específicas de interesse de nossa região. O mesmo processo se dará em diversos países e regiões de todo o mundo.

As inscrições para o Fórum da Internet no Brasil estão abertas, gratuitamente, a todo público interessado, no site. O evento acontecerá no Fiesta Convention Center, de Salvador (Av. ACM, 741, Itaigara), de 15 a 17 de julho.