UEB terá uma mulher na presidência pela segunda vez seguida

O 6º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB), que aconteceu no último final de semana, no município de Vitória da Conquista (sudoeste), definiu a nova diretoria da entidade e, pela segunda vez seguida, levou uma mulher à presidência. A estudante Nágila Maria, candidata do movimento Abre Alas, substituirá Marianna Dias, que encerra o mandato.

Natural de Poções, Nágila tem 22 anos e estuda Psicologia no campus de Vitória da Conquista da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela já ocupava um espaço na gestão que termina, como vice-presidenta da diretoria plena da região sudoeste. Em 72 anos de existência (10 anos de reconstrução) da UEB, essa é a primeira vez que mulheres são eleitas para dois mandatos consecutivos.

“É um marco histórico na entidade. A gente fala muito em empodeiramento das mulheres, poisvivemos um momento de crise de representatividade na política. O fato de o movimento estudantil conseguir empoderar mulheres é algo bastante significativo e é fruto das lutas feministas”, afirmou Nágila, que estará à frente da UEB pelos próximos dois anos.

A nova presidenta disse que a missão será difícil, diante do cenário político atual, “com várias tentativas de golpe”. “Falei na eleição que a nossa geração está sendo convocada a dar respostas às tentativas. Eu não vejo outra alternativa que não seja ganhar as ruas. Será um desafio grande, mas possível, principalmente se a UEB foi construída coletivamente”, defendeu.
Nágila ainda elogiou a gestão de Marianna Dias, que repassou a presidência. “Essa nova gestão já tem uma responsabilidade grande pela frente, levando em conta a grandeza que foi a última gestão”.

Homenagens

O 6º Congresso da UEB também homenageou antigos presidentes da entidade, entre eles, Renato Rabelo, afastado

do mandato em 1965, por conta das mobilizações contrárias à ditadura 
militar. Simbolicamente, Renato recebeu de volta o mandato e passou a ser o presidente de honra da União dos Estudantesda Bahia.

Na ocasião, também foram debatidos temas ligados à educação e questões como reforma política, direitos civis dos LGBTs, igualdade de gênero, integração latino-americana, democratização da mídia, entre outros. Participaram lideranças regionais, estaduais e nacionais, como Carina Vitral, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE).

De Salvador,
Erikson Walla