Governo participa de reunião para tratar a questão dos imigrantes  

 

Haitianos em Santa Catarina

O Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), estará em reunião em Brasília nesta quarta-feira, 27, junto ao Ministério da Justiça. Participam também representantes do governo do Acre para tratar da chegada de imigrantes a Santa Catarina. Durante a passagem da secretária da SST, Angela Albino, pela capital federal está prevista ainda uma visita à embaixada do Haiti.

Desde o fim de semana, quando foram confirmadas as informações da chegada dos imigrantes, o Governo do Estado está organizando, em parceria com a prefeitura de Florianópolis, ações de acolhimento e encaminhamento dos haitianos e senegaleses que chegam a Santa Catarina.

Nesta terça-feira, 26, a secretária começou conversações com o Ministério Público do Trabalho em SC para elaborar um plano de acompanhamento para evitar que os imigrantes tenham seus direitos trabalhistas violados.

Acolhimento de imigrantes foi pauta uma reunião convocada pelo governador Raimundo Colombo nesta segunda-feira, 25. Além da secretária Angela Albino, também participou da reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa. Em paralelo a isso, Colombo já conversou com o governador do Acre, Tião Viana, sobre o assunto.

Desde a chegada, o grupo de senegaleses e haitianos que vieram do Acre foi acolhido pelas equipes das secretarias de Assistência Social municipal e estadual que montaram um abrigo no ginásio Saul Oliveira, no Bairro Capoeiras, área continental de Florianópolis. Além de tomarem as vacinas recomendadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado, eles foram cadastrados e encaminhados para seus destinos finais.