Médicos cubanos irão ajudar afetados por alagamento na Venezuela

Uma brigada médica de 120 colaboradores cubanos reforçará a assistência sanitária à população afetada pelas enchentes em Guasdualito, localidade principal do município José Antonio Páez, no estado de Apure.

brigada de médicos cubanos - Reprodução

O destacamento é composto por médicos de diversas especialidades, enfermeiros e por uma equipa cirúrgica completa.

“Tecnicamente não somos da brigada Henry Reeve, desenhada para estes eventos de desastres naturais, mas nossa formação profissional nos permite estar prontos para estas situações, e assim o demonstraremos”, disse à imprensa Víctor Alonso, jovem médico que lidera a brigada.

“Nosso principal objetivo é socorrer e assegurar a saúde dos mais de 40 mil afetados na zona. Foi uma convocatória do próprio presidente Nicolás Maduro, e ali estaremos até que melhore a situação”, afirmou Gilberto Casanova, um dos membros do grupo.

Roberto González, chefe da missão cubana de saúde na nação sul-americana, louvou a prontidão com que o grupo respondeu à emergência.

Ele ratificou a disposição de aumentar, caso seja necessário, o número de profissionais na zona alagada, e indicou que a brigada enviada ao local trabalhará em condições de campanha para contribuir na atenção médica urgente.

O alagamento ocorreu após o transbordamento dos rios Arauca e Sarare, como resultado das chuvas persistentes nas regiões montanhosas de Táchira, no oeste do país.