Farc ratifica vontade de assinar acordo de paz com governo colombiano

As Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (Farc) ratificaram na reunião desta terça-feira (7) sua máxima disposição de assinar um acordo de paz com o governo, com quem mantém um processo de diálogo em Havana.

Farc - Reprodução

"Nas mãos do governo e das Farc estão a possibilidade de pôr um ponto final a guerra" expressou o chefe da delegação da guerrilha, Iván Márquez, em um comunicado.

“Trata-se de um assunto de vontade política que não pode ser condicionado a exigências de submissão penal, nem a entrega das armas por parte da guerrilha”, disse Márquez.

“Mais deve ser iniciado sem perda de tempo o desmonte do paramilitarismo”, enfatizou o comandante guerrilheiro.

“Assim é necessário perseverança e muita calma, criticar à contraparte é uma forma de debilitar a esperança e a credibilidade do processo”, apontou.

“Ninguém pode ocultar que temos três acordos parciais, que avançamos na redação de um novo sobre vítimas, que a descontaminação de territórios de artefatos explosivos está em marcha e que as discussões na subcomissão técnica vão por um bom caminho”, declarou Márquez.

“Agradecemos o apelo às partes que fizeram hoje Cuba e Noruega como países garantidores do processo de paz, e Venezuela e Chile como acompanhantes, que se comprometeram em baixar a intensidade do conflito armado na Colômbia”, concluiu Márquez.