Dois terços dos bolivianos apoiam gestão de Evo Morales

O presidente Evo Morales conta hoje com a aprovação de dois terços da população boliviana, segundo uma pesquisa aplicada em nove departamentos do país para medir o índice de aceitação de seu trabalho.

Evo Morales - ABI

 A pesquisa, realizada pela empresa Tal Cual Comunicación Estratégica, consultou 2.250 pessoas no final do mês passado e 66 por cento manifestaram sua aprovação ao gerenciamento de Morales, que iniciou em janeiro passado seu terceiro mandato à frente do Estado Plurinacional.

Deste total, 36 por cento manifestaram aprovação total, enquanto entre aqueles que reprovam o trabalho do chefe de Estado, 14 por cento consideram mínimos seus argumentos.

A pesquisa incluiu também o vice-presidente Álvaro García Linera, que conta com o apoio de 57 por cento da população maior de 18 anos, enquanto 35 por cento não mostram seu apoio e oito por cento se abstiveram de responder.

Morales ganhou as eleições gerais de outubro passado com 61,3 por cento dos votos e ampla vantagem sobre os demais aspirantes, e, ainda que seu último mandato à frente do país finalize em 2020, muitas vozes já se levantam para pedir que seja modificada a Carta Magna e tenha opções de apresentar-se para o período 2020-2025.

A Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia manifestou na semana passada, em seu congresso ordinário, seu apoio à reeleição do presidente, o mesmo que congressos departamentais do Movimento Ao Socialismo em Cochabamba e Oruro.