Estudo indica ser viável interditar Avenida Paulista aos domingos

Um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresentado na última terça-feira (1º/7) pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, para o Conselho da Cidade, indica que o fechamento da Avenida Paulista aos domingos e do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, aos sábados a partir das 15 horas, não causam impactos significativos no trânsito da capital paulista. 

Paulista - André Tambucci

No último domingo (28), a companhia monitorou o trânsito nas vias paralelas à Paulista, durante a inauguração da ciclovia naquele local.

"Se tem um local onde o paulistano não tem dificuldade para buscar alternativa é a Avenida Paulista", defendeu Tatto. Para o secretário, ambas as vias são propícias ao fechamento, pois possuem muitas alternativas próximas.

A proposta do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), é que as vias fiquem liberadas para uso da população, sem acesso de veículos. "A receptividade foi boa. Existe a vontade do cidadão por mais espaços públicos", defendeu o prefeito, em entrevista coletiva na segunda-feira (29).

O trajeto entre as ruas 13 de Maio e da Consolação, nos dois extremos da Avenida Paulista – que ficou interditada das 10 às 17 horas –, utilizou as ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antônio Carlos. E consumiu, em média, 31 minutos. Já o monitoramento do fechamento do Minhocão durante o sábado à tarde foi no último dia 20. E também não houve congestionamento nas vias próximas.

Para garantir o tráfego dos ônibus que percorrem a avenida Paulista, a prefeitura estuda proibir o estacionamento na Alameda Santos e na Rua São Carlos do Pinhal, permitindo acesso somente aos moradores e às ambulâncias que precisam chegar aos hospitais locais. As equipes de socorro médico também poderiam usar a Avenida Paulista para acessar os centros hospitalares.

A prefeitura ainda não definiu uma data para o fechamento da Paulista aos domingos. Atualmente, somente três ocasiões são admitidas para fechamento da via: a Parada Gay, a corrida de São Silvestre e o reveillon. A prefeitura vai consultar o Ministério Público sobre a medida. Já o Minhocão será fechado novamente no próximo sábado (4) à tarde. Nesse caso, cabe somente à prefeitura a decisão sobre o fechamento definitivo aos sábados.

O secretário apresentou também dados demonstrando o aumento de ciclistas na Avenida Paulista, depois da inauguração da ciclovia. No período da manhã, o número aumentou de 85 para 349. E à tarde, de 169 para 614.