Costa: Cunha agiu como "désposta" na votação da maioridade penal

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta quinta-feira (2), que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), agiu como um "déspota" ao colocar em votação o projeto de redução da maioridade penal que já havia sido votado. Ele defendeu que o Supremo Tribunal Federal impeça a "marcha desse erro legislativo".

Humberto Costa (PT) - Waldemir Barreto/Agência Senado

"O presidente da Câmara e sua trupe de sectários cometeram essa atrocidade institucional movidos pelo desejo de encarcerar adolescentes. Foram vencidos na votação da PEC da Redução da Maioridade Penal na madrugada da terça-feira, mas, contrariados porque perderam, apresentaram uma proposta alternativa para que a sua obstinação desarrazoada prevalecesse", afirmou o senador em discurtso na tribuna do Senado.

Segundo Costa, a manobra para aprovação do projeto é "tão suja" como qualquer conduta que aqueles parlamentares pretenderam criminalizar nos jovens e criticou a política do quanto pior, melhor da oposição tucana que apoioi o projeto de Cunha.

"Aprovam o desmantelamento da previdência social, prejudicando o futuro das aposentadorias brasileiras, defendem aumentos salariais de até 78% para servidores públicos e, nesta madrugada, mostraram a proposta que tem a oferecer para a juventude brasileira: a cadeia. Já se foi o tempo em que o PSDB vivia no limite da irresponsabilidade. Agora, ele atravessou o rubicão", rebateu.

O senador reafirmou que vai se posicionar contrário ao projeto contra essa "mentalidade fascista que querem fazer frutificar no país".