Ministério libera R$ 100 milhões para hospitais universitários

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (1º/7) portaria para liberação de R$ 100 milhões para 49 hospitais universitários federais, em Diário Oficial da União (DOU). O valor foi anunciado na semana passada e faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Hospital - agencia Brasil

O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a descentralização orçamentária, no valor descrito. Além desse montante, outros recursos de planos emergenciais já foram repassados em 2015. Os repasses do Rehuf são destinados ao custeio, obras e melhorias da estrutura física. Os recursos disponibilizados para cada um dos 49 hospitais universitários do País. Os valores descritos para cada unidade estão na portaria.

Programa

Os recursos do Rehuf são geridos pela Ebserh e são destinados para a reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do programa é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam oferecer atendimento médico e hospitalar de qualidade à população, assim como proporcionar a formação qualificada de profissionais da área de saúde.

O programa também prevê o financiamento compartilhado das filiais entre as áreas da educação e saúde e contempla iniciativas de modernização da estrutura física e do parque tecnológico dos hospitais.