Venezuela realiza prévias para escolher candidaturas revolucionárias

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ressaltou neste domingo (28) a ampla participação popular nas eleições primárias do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), antessala do triunfo desse modelo mais democrático e inclusivo nas eleições legislativas de 6 de dezembro deste ano.

eleições internas do PSUV - Correo del Orinoco

Depois de exercer seu direito ao voto na localidade de Sucre, em Caracas, Maduro, que também é o principal dirigente do PSUV, considerou a jornada como histórica e inspiradora, o que indica a importância de cultivar valores como o amor à Pátria e à paz.

“Trata-se da defesa de um novo modelo”, sublinhou Maduro, que também felicitou o povo pela resposta dada com uma participação maciça nestas eleições internas realizadas em quase quatro mil centros de votação em todo o país.

O chefe de Estado comparou este processo – impecável em sua ética e moral – com o que foi realizado pela coligação oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD), marcado pela exclusão, em primeiro lugar dos votantes e de líderes nas diferentes regiões.

De acordo com o presidente, a MUD exigiu que seus pré-candidatos a deputados pagassem 150 mil bolívares (pouco mais de 23 mil dólares) pela inscrição na prévia e impôs outros candidatos, em detrimento do voto de seus seguidores.

“A campanha do PSUV foi exatamente o contrário”, explicou. Desde o mês de maio, os 1.162 pré-candidatos – dos quais 65 por cento menores de 30 anos e 60 por cento mulheres – propostos pelas estruturas de base e em igualdade de condições, percorreram comunidades em 87 circuitos para conhecer as preocupações do povo.

“Em 6 de dezembro deste ano as forças revolucionárias conquistarão mais uma vitória, em homenagem ao legado do falecido presidente Hugo Chávez, que nessa data, no ano de 1998, venceu pela primeira vez as eleições presidenciais”, relembrou Maduro.

Maduro considerou ainda que as eleições internas do PSUV, elogiadas por observadores de 12 países, algo também inédito, pois abrem um novo ciclo para que o poder político seja exercido pelo povo.

No total serão eleitos 98 candidatos das forças revolucionárias que participarão nas eleições a deputados em dezembro deste ano.

Questionado pela imprensa sobre a composição de forças para além do PSUV, Maduro adiantou que será resultado da união com o Grande Polo Patriótico, o que garantirá uma vitória perfeita, sublinhou.