Estudantes ocupam Brasília contra a redução da maioridade penal

A PEC 171, da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, será votada nesta terça-feira (30). Estudantes de todo o Brasil já chegaram na capital federal para fazer uma grande marcha contra a redução. O mobilização feita pela Ubes e pela UNE tem tido adesão em massa e a juventude não para de chegar em Brasília para defender o futuro do país.

Acampamento da UNE em Brasília - TV UNE

As entidades argumentam que a redução da maioridade penal não vai afetar em nada o colapso da segurança pública, pelo contrário, só vai inserir o jovem cada vez mais cedo no crime. Outros países que tomaram essa decisão não viram melhoras na redução da violência e tentam hoje até reverter o quadro.

“É preciso compreender que o futuro do Brasil está longe das penitenciárias, que o nosso atual sistema está falido e não tem condições de recuperar jovens dentro de presídios com criminosos mais experientes”, diz o comunicado das entidades na internet.

Para a Ubes e para a UNE a tentativa do Congresso conservador e reacionário de enclausurar os jovens cada vez mais cedo é uma irresponsabilidade com a juventude. As entidades defendem medidas preventivas e políticas públicas capazes de manter o jovem inserido num quadro social onde ele não tenha a necessidade de cometer crimes.

“Mais eficiente do que propor redução da idade penal para 16 anos ou até menos, seria implementar, de fato, soluções que previnam a criminalidade, como escolas mais atrativas e de tempo integral, popularização das universidades, assistência estudantil, saúde, meia-entrada para o acesso ao lazer, à cultura e ao esporte, mais políticas públicas para a juventude”, defendem.

As entidades convocam os estudantes de todo o Brasil a participarem da marcha contra a redução e a fazer mobilizações em suas cidades.