China e Rússia ampliam cooperação no setor de Mídia

“A época da multimídia redefine os métodos de transmissão e obtenção de informações, oferecendo oportunidades e condições favoráveis para os países emergentes reforçarem a comunicação internacional e aumentarem suas vozes,” afirmou o diretor do Departamento de Comunicação do Partido Comunista da China (PCCh), Liu Qibao, em um discurso proferido na última quinta-feira (25), na cerimônia de inauguração do Fórum de Imprensa China-Rússia, realizado em São Petersburgo, na Rússia.

Liu Qibao e o primeiro vice-diretor do Gabinete Presidencial da Rússia, Alexey Gromov, participaram do fórum, que visa promover a cooperação de imprensa entre os dois países na época da multimídia.

O alto funcionário do PCCh elogiou o significado da cooperação entre os veículos de imprensa dos dois países, apontando que nas circunstâncias do grande avanço das relações bilaterais, as mídias dos dois países devem aprofundar os intercâmbios e a cooperação, com o princípio da confiança mútua.

“A cooperação deve ser realizada em torno de disposições, medidas e projetos de importância estratégica, de modo a promover a Parceria Estratégica Global entre os dois países e o acoplamento da iniciativa chinesa de ‘Cinturão Econômico da Rota da Seda’ com a russa ‘União Econômica Europa-Ásia’, salvaguardar o fruto da vitória da Segunda Guerra Mundial e a justiça internacional, e impulsionar os intercâmbios culturais bilaterais,” salientou Liu.

Ele ainda apresentou os métodos da China para elevar a capacidade da comunicação internacional, nos aspectos de integração das mídias, cooperação internacional de mídias e utilização de mídias não tradicionais.

Durante um longo prazo, a China e a Rússia têm mantido uma cooperação frequente na área de comunicação social. Os veículos russos estão interessados na proposta chinesa de “Um Cinturão e Uma Rota”. Em julho de 2014, no Fórum de Cooperação de Imprensa da Rota Econômica da Seda, organizado pelo jornal chinês Diário do Povo, os veículos russos manifestaram a vontade de desenvolver a cooperação com os colegas chineses. Em setembro de 2014, o Diário do Povo e a Agência de Notícias russa Itar – Tass organizaram, nas respectivas cidades fronteiriças, a atividade de entrevista coletiva “Viagem pelo rio Heilongjiang”, atraindo mais de 10 jornalistas russos.

Com a realização do Ano de Intercâmbio de Imprensa China-Rússia nos anos de 2015 e 2016, o espaço da cooperação entre as imprensas da China e da Rússia pode ser aumentado.

Diário do Povo on line