PCdoB de Olinda inaugura nova sede e homenageia Luciana Santos

O Comitê Municipal do PCdoB de Olinda está de sede nova. Para comemorar, a direção local promoveu o animado Forró da Casa Nova, na sexta-feira (19). Cerca de duas mil personalidades, lideranças políticas, dirigentes partidários da ampla frente que governa Olinda, além da aguerrida militância comunista participaram do evento que também homenageou a deputada federal Luciana Santos por sua assunção à presidência nacional do partido.

- Foto: Breno Correia/PE

Entre os presentes, dirigentes de partidos aliados do PCdoB na cidade, como Tales Vital e Estevão Brito (PSB); Humberto de Jesus, Roberval Veras e o vereador Marcelo Santa Cruz (PT); Manoel Sátiro (PEN), bem como o presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Marcelo Soares. Também presentes à dupla festa, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, que representou o governador Paulo Câmara, e o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

Em seu discurso, o presidente municipal do PCdoB, Luciano Moura, destacou a alegria de inaugurar a nova sede do partido e ao mesmo tempo homenagear Luciana. “Este é um dia muito feliz para mim e para todos nós dirigentes, filiados, militantes e amigos do Partido Comunista do Brasil, em Olinda e em Pernambuco. Isso porque, a inauguração da nova sede do nosso Comitê Municipal abre incontáveis possibilidades de ampliarmos nossa atuação em prol do crescimento e fortalecimentos não só do nosso partido, mas desta cidade, que, com a força de seus filhos deu, e dá, uma significativa contribuição para a construção da História política, cultural e socioeconômica do estado e do país”.

Luciano Moura lembrou ainda que "o momento é de resistência e luta, mas é também de festejar, de homenagear nossa querida companheira de lutas, Luciana Santos, que ao ser a primeira mulher a presidir nacionalmente o PCdoB e de ser a única mulher a integrar a bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, mais uma vez quebra paradigmas e desafia os preconceitos ainda vigentes em nossa sociedade, sejam eles de gênero ou de cor".

"Luciana, sua trajetória de lutas nos honra e nos orgulha. Uma trajetória marcada por grandes desafios, grandes vitórias, inúmeras reinvenções. Por muita bravura e determinação, por muita doçura e firmeza de propósitos na defesa dos interesses do povo, do estado e do país. Tudo isso, ilustrado por seu desempenho exitoso como deputada estadual, prefeita de Olinda por dois mandatos, gestora pública competente à frente da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, deputada federal reeleita, presidenta nacional do nosso partido, mãe de Luana e, sobretudo, mulher altiva e guerreira", afirmou a uma Luciana emocionada.

Moura concluiu o discurso agradecendo ao ex-presidente nacional do partido, Renato Rabelo, pela "disponibilização de sua experiência pessoal e política para a construção partidária e para a afirmação da identidade comunista". E citou também o prefeito Renildo Calheiros. "Queremos registrar ainda a enorme contribuição do companheiro Renildo Calheiros para o fortalecimento do partido em Olinda, no estado e no país. Mesmo envolvido diuturnamente em suas atividades como prefeito da cidade, Renildo participa dos mais importantes momentos da vida partidária, colocando a serviço do nosso partido sua história, capacidade de diálogo e articulação”, ressaltou o presidente municipal.

Segundo Matheus Lins, secretário de Organização do PCdoB em Olinda, a nova sede terá vida ativa e intensa, local de encontro dos comunistas na cidade, biblioteca para estudo e consultas e agenda de atividades de formação e eventos políticos e culturais.