PCdoB de Campinas debate projeto Político e Elege Nova Direção

Consagrando o processo de mobilização para a 10ª Conferência Nacional do PCdoB, o Comitê Municipal de Campinas realizou sua Conferência Municipal Extraordinária. O evento aconteceu na sexta-feira (20) última, no plenário da Câmara Municipal.

pcdob campinas

Com base em documento elaborado pelo CM cessante, delegadas, delegados e convidados fizeram uma avaliação da situação política do país, seus reflexos no município, a relação com o governo municipal e da participação dos comunistas na gestão Jonas Donizete (PSB).

O projeto político debatido e aprovado na Conferência reafirma o compromisso de reforçar o caráter popular,democrático e socialista do Partido orientando seu crescimento entre os trabalhadores , jovens, mulheres e intelectualidade da cidade. A avaliação identifica o alinhamento do Gov.Municipal com o campo conservador , no entanto, procura através dos espaços na administração implementar sua política de ação junto ao povo impulsionando a luta social e reafirmando o compromisso com suas bandeiras.À luz da conjuntura e com base em nossa tática avaliará os rumos da política municipal apontando para a recomposição do campo popular reconhecendo sua participação institucional e a luta do movimento social, reafirmando sempre sua independência, apresentando criticas e sugestões ao Gov. municipal.

Nesse rumo, em 2016 o Partido reafirmou sua decisão de montar uma chapa própria de vereadores com o objetivo de eleger ao menos 3 (três) camaradas. O documento também afirma que a tática eleitoral a ser utilizada para atingir esse objetivo deverá ser alvo de mais debates, com candidatura própria a prefeito ou se coligamos com outros partidos.

Eleita Nova Direção Municipal

Para mobilização da Conferência, foram realizadas 23 assembleias de base que tiveram a participação de 702 pessoas, sendo 515 filiados e 187 não filiados – desse último grupo, 97 assinaram a ficha de filiação ao Partido.

Com o reforço de novos camaradas, como a filiação de histórico militantes do PT como o ex-deputado estadual Tiãozinho, do militante do ex-MR-8 e PMDB – Marco Rocha(Portuga), e tantos outros, a Conferência elegeu uma nova direção para garantir a execução do projeto político aprovado e do plano das diversas áreas de atuação do Partido.

A Conferência fez uma homenagem ao militante Flávio Costa, recentemente falecido, que dedicou mais de 30 anos de sua vida à luta pela construção do socialismo em nosso país. A homenagem foi feita na pessoa de sua filha, Simone Vieira. Um vídeo foi produzido.

Imediatamente após a eleição, o novo CM reuniu-se e reconduziu Márcia Regina Quintanilha à presidência do Partido em Campinas. Compareceram, representando o Comitê Estadual, o presidente do PCdoB/SP, Orlando Silva e os dirigentes Rovilson Britto e André Bezerra. O presidente do PT de Campinas, Casemiro Reis, participou da mesa de abertura da Conferência.

A composição da nova direção, que garantiu a representação de gênero e procurou equilibrar a atuação de militantes das diversas áreas de atuação do Partido destacando a maior presença de operários e sindicalistas, ficou assim definida:

Adalto Inácio Anunciação
Agildo Nogueira Junior
Antonio Carlos Artioli –
Arthur Herculano
Augusto Cesar Petta
Cleudiran Dias Sales
Cristovan Grazina
Fernando Vaz Pupo
Gabriel Guedes Rapassi
Gustavo Lemos Petta
João Carlos Lourenço
João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko)
Lejeune Mirhan Xavier de Carvalho
Liliana Aparecida de Lima
Liliane Maria de Oliveira
Lucineia Aparecida da Silva (Néia)
Luiz Fernando da Cruz
Malu Alencar
Márcia Regina Quintanilha
Mário Cesar Melo da Silva
Pedro Benedito Maciel Neto
Rosa Alice de Brito
Rubens Vergueiro
Sebastião Arcanjo (Tiãozinho)
Sérgio Benassi
Vera Claro
Walter Lacorte