China se torna país que mais recebe investimento estrangeiro

A China se tornou o país que atraiu o maior volume de investimento externo em 2014, superando os EUA, conforme um relatório divulgado, nesta quarta-feira (24), pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Banco da China

Segundo o documento, intitulado Relatório de Investimento Mundial de 2015, um total de US$129 bilhões de dólares de investimento estrangeiro direto (IED) entraram na China no ano passado, um crescimento de 4% em comparação com o ano anterior.

O setor de serviços do país registrou a maior expansão na absorção de capitais externos, enquanto as indústrias sensíveis ao incremento de custos de mãos-de-obra, tais como a manufatura, tiveram queda neste aspecto.

Ainda segundo o documento, o IED no âmbito global somou US1,23 trilhão de dólares em 2014, uma diminuição de 16% em relação ao valor de 2013. O texto apontou como razões do fenômeno, fraca economia mundial, incerteza dos investidores sobre a política e aumento de riscos geopolíticos.

O diretor da Divisão de Investimento e Empreendimento da UNCTAD, Zhan Xiaoning, destacou que o aumento do IED da China, ao contrário da situação global, mostra a boa expectativa de investidores estrangeiros no potencial econômico e o imenso mercado do país, além de novos polos de crescimento trazidos pela transformação do modelo de desenvolvimento econômico do país.