Rio-2016: Torcedores poderão encontrar atletas em espaço apropriado

Os Jogos Olímpicos de 2016 terão um espaço para torcedores encontrarem atletas e comemorarem o evento. O local, que será reservado para a celebração, fica a cerca de três quilômetros do Parque Olímpico. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo diretor de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, que participou das comemorações do Dia Olímpico, no Parque Aquático Maria Lenk.

Comitê Rio vende 1,6 milhões de ingressos para Olimpíadas

O local do espaço ainda é segredo, mas o diretor avisa que o modelo da estrutura será testado nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecem no Canadá entre 10 e 26 de julho. "Alugamos uma galeria com os patrocinadores e estamos montando o espaço para receber as famílias, para receber a imprensa e para comemorar as medalhas. Todo dia de noite [o público] pode ir lá que vai ter festa", disse Freire.

A meta do Brasil em Toronto é ficar em terceiro lugar no quadro de medalhas e, para isso, está levando uma delegação de 900 pessoas, sendo 600 atletas. O Time Brasil espera superar os Jogos de Guadalajara, quando conquistou 141 medalhas. A melhor participação do país nos Pan-americanos foi no Rio de Janeiro, quando conquistou 157 premiações.

Um dos destaques da delegação brasileira, o ginasta Arthur Zanetti, campeão mundial e olímpico, vai para o Canadá em busca do único título que ainda não conquistou: "É o que está faltando, ser campeão dos Pan-americanos. Conseguindo, está tudo completo".

Com a proximidade dos jogos olímpicos, o atleta tem percebido uma aproximação maior do público brasileiro nas competições: "A gente vê em competições a quantidade de pessoas que vem acompanhando aumentou bastante. Não só na ginástica, mas em todos os esportes olímpicos. Isso é bom. O povo está acompanhando e está prestigiando. Isso, para o atleta, é essencial".

Em comemoração ao Dia Olímpico, neste 23 de julho, atletas participaram de atividades com 200 crianças de projetos sociais do Sesi no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk. A ocasião também contará com a apresentação da mascote do Time Brasil em Toronto para a presidenta Dilma Rousseff, que participará de uma reunião sobre os preparativos para os jogos em seguida.