Maurício Pestana: São Paulo possui a vocação para a diversidade racial

Maurício Pestana tomou posse na Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, em ato realizado nesta segunda-feira (22). O auditório estava lotado e refletia a diversidade expressa no discurso do secretário. Embaixadas de diferentes países, imigrantes, nordestinos, lideranças do movimento negro e de religiões de matriz africana compareceram ao ato para dar boas vindas ao secretário.

- Foto: Heloisa Ballarini/SECOM

Pestana é filiado ao PCdoB, jornalista, cartunista e colunista do Portal Vermelho. Desde o início da sua carreira foi um militante dos direitos humanos e da igualdade racial. Suas armas são as ideias, o lápis, o papel, pelos quais traços dá cor à luta contra o racismo. Com suas charges ajudou a traduzir histórias da África e caracterizou o racismo quando diziam que no Brasil não existia preconceito.

A cidade de São Paulo tem a maior população negra do país, em uma comparação proporcional. Esses quatro milhões de negros que ajudam a construir a maior cidade brasileira, nunca tiveram uma política específica e elevada ao patamar de secretaria, como a que foi criada nesta gestão.

Para o novo secretário, a história do município demonstra a sua vocação para agregar a diversidade étnica. "Construída por indígenas, brancos, negros e imigrantes, São Paulo possui a vocação para a diversidade racial. Desde o início sempre deu abrigo e oportunidade para todos os povos. É conhecida com a cidade mais japonesa fora do Japão; mais italiana fora da Itália, mais libanesa fora do Líbano, mas nunca é lembrada por ser a cidade mais negra do Brasil, afinal mais de quatro milhões de habitantes, segundo IBGE, se autodeclaram negros nesta cidade", enfatizou Pestana.

Já empossado, o secretário afirmou que a gestão Haddad é um marco civilizatório para São Paulo, ao fazer corredores de ônibus, vagas em creches e ampliar unidades de saúde. A população negra agradece, pois ela é a maioria da periferia. "As políticas universais são muito boas, mas além disso esse é o governo que também faz política pública específica para a população negra", destacou.

Entre essas políticas, o próprio prefeito Fernando Haddad destacou a lei de cotas no serviço público e a importância de ter a representação da mulher e do negro na administração.

"Nós tínhamos de 300 procuradores, três negros, e no último concurso de 70 ingressantes, 20 são negros. Se você não tem o olhar da mulher, do negro, dentro da administração, ela não tem como representar o todo. Esses concursos precisam de um equilíbrio maior que nós estamos buscando com a lei de cotas para que o setor público consiga oferecer serviços para todos efetivamente", defendeu Haddad.

Além de explicitar os resultados da lei de cotas, o prefeito também pediu para que o novo secretário se esforce para que a história da África seja ensinada nas escolas de ensino infantil, para que, "a partir disso, a sombra dos erros do passado não volte a nos assombrar", referindo-se à escravidão.

Antônio Pinto, secretário que passou o cargo para Pestana, agradeceu o PCdoB pelo apoio durante o tempo em que esteve à frente dos trabalhos. "Quero agradecer ao Partido Comunista do Brasil que teve a paciência de me indicar, foi solidário e leal".

Participaram do ato a vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário de Coordenação das subprefeituras Luiz Antônio Medeiros, de transporte Jilmar Tatto, a deputada Leci Brandão,os vereadores Gilson Reis e Netinho de Paula, os subprefeitos da Sé, Alcides Amazonas, do Jabaquara, Elder Vieira, de Itaquera, Josafá Caldas, Marcelo Cardia, representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, Jamil Murad, presidente do PCdoB de São Paulo, Rovilson Britto, vice-presidente estadual da legenda, José Reinaldo, editor do Portal Vermelho, Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do PCdoB, entre outras lideranças.