Vannuchi: Escolha de Dilma para aposentadorias foi "inteligente"

Em entrevista à rádio Brasil Atual nesta sexta-feira (19), o analista político e ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, classificou como "razoável e inteligente" a postura da presidenta Dilma, que vetou a lei de conversão da Medida Provisória (MP) 664, que permitia substituir o fator previdenciário do cálculo das aposentadorias, e editou nova MP em que assegura a fórmula 85/95, aprovada pelo Congresso como alternativa ao fator, mas introduz uma regra de progressividade.

Paulo Vannuchi

O analista diz que a presidenta optou pelo "caminho do meio". "É como se ela nem vetasse, nem aprovasse. Ela fez um veto que não é bem um veto", destaca o analista. "Todo caminho do meio sempre cria apoio, de um lado e de outro, e descontentamento, de um lado e de outro".

Segundo Vannuchi, o mais importante é que Dilma "conseguiu sair das cordas", no tema das aposentadorias, e, principalmente, porque a presidenta "esteve disposta a ceder".

"Na democracia, no diálogo com os movimentos sociais, um governante precisa estar disposto a ceder. Dilma parece que tem dificuldade com essa ideia. Ela é muito firmada na questão da sua firmeza, da sua autoridade, da sua capacidade em ser enérgica e, nesse sentido, ela exagera, é dura, em momentos que era melhor ser flexível", disse o analista.

O analista destaca também a mobilização das centrais sindicais, em especial da CUT, que ainda seguem discutindo pela melhor solução. "Seria muito pior se a classe trabalhadora não tivesse ido pressionar, fazer a vigília, o acampamento de vários dias. Às vezes, enfrentando inclusive a truculência policial."