Quem pediu aposentadoria este mês pode desistir e tentar nova regra

Em entrevista à rádio CBN, nesta sexta-feira (19), o ministro da Previdência Carlos Gabas explicou a medida provisória que altera as normas do pedido de aposentadoria e disse que as pessoas que já se aposentaram com a regra antiga não serão afetadas pela mudança.

Ministro da Previdência Carlos Gabas - Antonio Cruz

No entanto, segundo o ministro, quem entrou com pedido e ainda não se aposentou, ou quem se aposentou este mês e ainda não recebeu pagamento pode desistir da aposentadoria e entrar com novo pedido sob a nova regra da Previdência Social, mais benéfica, anunciada na quarta-feira (17) após a edição de medida provisória da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Gabas, a medida que muda as regras da aposentadoria foi baseada nas reivindicações das centrais sindicais e de parlamentares. Gabas disse ainda que a manutenção da 85/95, conforme solicitação das centrais, protege o empregado que começou a trabalhar mais cedo. "A fórmula 85/95, que o tempo de contribuição elevado pode amenizar o efeito do fator previdenciário na conta da aposentadoria", disse o ministro.

De acordo com Gabas, as alterações apresentadas pela medida, que já estão em vigor, levam em conta o aumento da expectativa de vida da população brasileira. "O Brasil está passando por um fenômeno comum nos países mais antigos, que é o envelhecimento da população", comentou. "O caráter da progressividade mantém, em certo espaço de tempo, a sustentabilidade da Previdência Social. Queremos que a instituição seja capaz de continuar pagando seus benefícios."