Argentina vive momento de definições políticas

Os argentinos vivem momentos de definições dos partidos e alianças políticas face ao fechamento de listas para as eleições primárias de 9 de agosto, pois neste sábado expira o prazo para a inscrição dos pré-candidatos.

Argentina - Getty Images

A Frente para a Victoria (FpV) adiantou o candidato à vice-presidência e colega de partido de Daniel Scioli. O escolhido foi o secretário da Presidência, Carlos Zannini.

Faltam então serem conhecidos os que acompanharão os opositores Mauricio Macri, Sergio Massa e Margarita Stolbizer.

No sábado, dia 20 às 23h59, vence o prazo para inscrever as listas que competirão nas eleições Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórios (PASSO) de 9 de agosto, nas quais ficarão definidos os candidatos para a eleição nacional do dia 25 de outubro.

Na FpV, Scioli adiantou-se e confirmou Zannini como seu colega de partido. Depois, o ministro do Interior e Transporte, Florencio Randazzo, decidiu declinar sua candidatura a presidente e recusou lutar pelo governo da província de Buenos Aires, a mais importante do país.

No entanto, o chefe de Gabinete, Aníbal Fernández, disse que "outro colega" poderia se somar ao PASSO presidencial do FpV.

Ao mesmo tempo, o mesmo Aníbal, o presidente da Câmara de Deputados, Julián Domínguez, e o intendente de La Matanza, Fernando Espinoza, confirmaram que competirão na interna oficial pelo posto de governador bonaerense.

Faltam definições também em Cambiemos, a aliança de direita de última hora que acordaram formar Proposta Republicana (PRO), a União Cívica Radical (UCR) e a Coalizão Cívica (CC), bem como a Frente Renovadora do neoconservador Sergio Massa.

O chefe do PRO, Mauricio Macri, disse que informará pelas redes sociais seu candidato a vice-presidente para competir na interna do Cambiemos com o senador Ernesto Sanz (UCR) e Elisa Carrió (CC). Já se conhece que Sanz é acompanhado por Lucas Llach e a Carrió, Héctor Flores.

Há rumores de que o chefe do governo portenho tem duas opções, seu secretário-geral Marcos Peña ou a senadora Gabriela Michetti.

Massa disse no programa Minuto Uno do canal de notícias C5N, que no sábado anunciará quem será seu candidato a vice-presidente e os candidatos da Frente Renovadora para o governo bonaerense.

Stolbizer, a candidata do que ficou da aliança UNEM, também deve definir sua proposta a vice-presidente, e o mesmo deverão fazer as prefeituras da Frente de Esquerda.