Hélia Correia ganha Prêmio Luís de Camões 2015

A escritora portuguesa Hélia Correia é a ganhadora do Prêmio Luís de Camões 2015, considerado o mais importante do gênero para escritores de língua portuguesa. Ela foi escolhida por unanimidade pela comissão julgadora que se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro.

Helia Correia - Enric Vives-Rubio

Nascida em Lisboa, em 1949, Hélia Correia é poetisa, dramaturga e ficcionista. Licenciada em Filologia Românica, também atuou como professora do ensino secundário. Já recebeu o prêmio PEN 2001 (por trabalhos de ficção) pela obra Lillias Fraser, e o PEN de poesia 2013 pelo livro A Terceira Miséria. Outras premiações foram pelas obras A Casa Eterna (Prémio Máxima de Literatura, 2000), Bastardia (Prémio Máxima de Literatura, 2006) e Adoecer (Prémio da Fundação Inês de Castro, 2010). Em 2014, venceu a 23ª edição do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco com a obra Vinte Degraus e Outros Contos.

A premiação, que destina o valor de cem mil euros para o vencedor, é realizada anualmente pelos Governos de Brasil e Portugal com o objetivo de estreitar laços culturais entre os países lusófonos. Este ano, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Biblioteca Nacional, foi o responsável pela organização do evento no Brasil.

Satisfação

O resultado foi comunicado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao secretário da Cultura de Portugal, Jorge Manuel Barreto Xavier. Segundo o ministro, foi grande a satisfação em comunicar o nome da ganhadora. "Isso mostra a relevância e a diversidade da literatura portuguesa", destacou.
A comissão julgadora foi composta por Antonio Carlos Secchin e Affonso Romano Sant`Anna, do Brasil; Rita Marnoto e Pedro Mexia, de Portugal; Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe; e Mia Couto, de Moçambique, que participou via web conferência.

O júri, presidido por Rita Marnoto, considerou que a obra de Hélia Correia é multifacetada em termos de gênero (poesia, ficção, drama) e de estilo e que renova a tradição literária a partir das matrizes da Antiguidade Clássica, ao mesmo tempo em que dialoga com a literatura moderna e contemporânea. Conforme consta na ata da reunião: "a sua escrita inspira-se no imaginário telúrico e numa espiritualidade que resulta da conciliação de crenças de diferentes culturas. A escrita é uma celebração da sabedoria antiga que resgata um sentimento poético que se perdeu no tempo".