Governo precisa de projeto para o DF

A saída do secretário da Casa Civil do GDF Hélio Doyle marca o enfraquecimento do projeto político instalado no Buriti em janeiro de 2015.
Por Augusto Madeira, presidente do PCdoB-DF

Governo precisa de projeto para o DF

Jornalista competente e antigo militante da política do Distrito Federal, Hélio Doyle foi um dos mentores e um dos principais artífices do movimento que levou Rodrigo Rollemberg à vitória nas eleições passadas. Acumulou poderes e funções que dão a exata dimensão deste protagonismo: coordenador da gestão, articulador político, responsável pela comunicação e porta-voz do governo.

A chegada de Sergio Sampaio, ex-Diretor Geral da Câmara dos Deputados, para ocupar o posto que foi de Doyle, irá representar, certamente, uma mudança do organograma atual do GDF. Apesar de competente gerencialmente e habilidoso, não assumirá tamanha gama de funções e poderes como os que estavam enfeixados nas mãos do antigo secretário.

O abandono de Hélio Doyle do projeto que ajudou a construir é apenas o último ato de uma trajetória errática, permeada de contratempos, como a troca da Liderança do Governo na CLDF, a devolução sem votação dos projetos de lei do aumento de tributos e da divisão das administrações regionais, a derrota no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios da tentativa de barrar os aumentos dos trabalhadores do serviço público, o reconhecimento do Tribunal de Conta do DF de que os cofres públicos tinham mais de R$ 1,6 milhão quando do recebimento do governo e o rompimento da presidente da CLDF, Celina Leão, com o Executivo.

Lamentavelmente, a marca do atual governo é a falta de diálogo com a sociedade, que ressente de canais de interlocução e de uma gestão ineficiente, que abusa da desculpa de jogar a culpa de suas deficiências para o antecessor. Mas atividades que independem de recursos, como a expedição de alvarás, por exemplo, também estão paralisadas, causando graves danos a economia do Distrito Federal.

A crise no Distrito Federal deixa em alerta a todos que se preocupam com os destinos da nossa população. Temos todas as condições, aqui na capital, de enfrentar, com criatividade e trabalho, a difícil situação econômica que atinge todo país. Não podemos abrir mão de adotar um projeto de desenvolvimento, de inclusão social e de respeito à cidadania. Mas é preciso decisão, esforço e projeto para o DF, o que até o momento ainda não foi demonstrado.