Exposição traz 110 canções que "inventam" a República no Brasil

A partir deste sábado (20), começa a exposição com fotos, vídeos, áudios e textos com pesquisa de Franklin Martins e curadoria de Vladimir Sacchetta, revela a história da República por meio de canções. Exposição e livro seguem de São Paulo para Rio e Brasília.

Exposição traz 110 canções que "inventam" a República no Brasil

A exposição Música Canta a República apresenta parte da ampla e inédita pesquisa desenvolvida por Franklin Martins a cerca da produção musical brasileira com temas inspirados em episódios políticos ou em personagens a eles ligados.

O estudo realizado pelo autor desdobrou-se em uma publicação, Quem foi que inventou o Brasil – a música popular conta a história da República, a ser lançada em três volumes, a partir de junho pela Editora Fronteira, e nesta exposição que reúne fotos, vídeos, áudios e textos. Tanto no livro quanto na mostra, o autor, ao registrar as músicas, evoca o cenário de cada época. "Nesta obra tão original, a história não apenas se revela, mas se faz ouvir no mais genuíno sentido da palavra", escreve José Ramos Tinhorão.

Para a exposição, que após ser exibida no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo seguirá para o Rio e Brasília respectivamente, nos espaços culturais dos Correios, foram selecionados 80 temas e cerca de 110 canções das mais de mil identificadas por Martins. O conjunto reunido, com curadoria de Vladimir Sacchetta e cenografia concebida por Marcello Dantas, traça um percurso do período estudado pelo autor, de 1902, ano de lançamento dos primeiros discos fonográficos, até os dias atuais.

O projeto de Martins traz a nossa República cantada nos mais variados gêneros, cançonetas e maxixes, marchinhas, sambas, caipira, MPB, Rock e Rap. Estas canções registram fatos dos mais variados, os quais, na exposição, inserem-se nos temas República Velha e Revolução de 30; Vargas no Poder; Democracia de Massas; Anos Dourados?; Ditadura e Resistência; Vai acabar a ditadura militar; Que país é esse; e Eu só quero ser feliz.

Exposição: A Música Canta a República
Abertura: 20 de junho , às 20 horas

Até 02 de agosto de 2015
De terça a domingo, das 11 às 20 horas – Entrada franca.

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP

Brasília-DF
Lançamento na Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Data: 22 de junho, às 19 horas
Alameda Santos, 2.152 – Loja 122 – Bela Vista