Produção musical brasileira é tema de exposição na capital paulista

Imagine descobrir a produção musical brasileira relacionada a episódios e personalidades politicas? É isso que a Exposição A música canta a República apresenta. Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista, entre os dias 20 de junho e 2 de agosto, a mostra segue depois para o Rio de Janeiro e Brasília, respectivamente.

Música Canta República - Divulgação

A exposição é resultado de uma ampla pesquisa desenvolvida por Franklin Martins sobre a produção musical brasileira com temas inspirados em episódios políticos e personalidades. O estudo realizado pelo autor desdobrou-se em uma publicação, Quem foi que inventou o Brasil – a música popular conta a história da República, a ser lançada em três volumes, a partir de junho pela Editora Fronteira, e nesta exposição que reúne fotos, vídeos, áudios e textos.

Tanto no livro quanto na mostra, o autor, ao registrar as músicas, evoca o cenário de cada época. "Nesta obra tão original, a história não apenas se revela, mas se faz ouvir no mais genuíno sentido da palavra", escreve José Ramos Tinhorão.

Para a exposição, que após ser exibida no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo seguirá para o Rio e Brasília respectivamente, nos espaços culturais dos Correios, foram selecionados 80 temas e cerca de 110 canções das mais de mil identificadas por Franklin.

O conjunto reunido, com curadoria de Vladimir Sacchetta e cenografia concebida por Marcello Dantas, traça um percurso do período estudado pelo autor, de 1902, ano de lançamento dos primeiros discos fonográficos, até os dias atuais.

O projeto de Franklin traz a República cantada nos mais diversos gêneros, cançonetas e maxixes, marchinhas, sambas, caipira, MPB, Rock e Rap. Estas canções registram fatos dos mais variados, os quais, na exposição, inserem-se nos temas República Velha e Revolução de 30; Vargas no Poder; Democracia de Massas; Anos Dourados?; Ditadura e Resistência; Vai acabar a ditadura militar; Que país é esse; e Eu só quero ser feliz.