Campanha pede a Dilma que não vete flexibilização do fator 

Um grupo de senadores lança nesta terça-feira (16) uma campanha pedindo à presidenta Dilma Rousseff que não vete a proposta que flexibiliza o fator previdenciário – aprovada como emenda à Medida Provisória 664. A decisão da campanha, que já ganhou a hashtag #NãoVeteDilma #DigaSimAFórmula85/95, foi tomada depois que o senador Walter Pinheiro (PT-BA) recebeu a informação de que o governo não apresentou qualquer contraproposta à medida.  

imagem CTB Brasil contra o fator previdenciário

“Já conversei com vários senadores, entre eles Paulo Paim (PT) e Otto Alencar (PSD), e decidimos chamar a população para engrossar o coro da vigília pedindo o "Não Vete Dilma". Queremos a população mobilizada pelas redes sociais até esta quarta-feira (17), quando vence o prazo legal para que Dilma se manifeste pelo veto ou pela sanção da nova fórmula para aposentadorias aprovada pelo Congresso”, explicou Pinheiro.

Os senadores defendem a proposta que permite a aposentadoria de uma pessoa quando a soma de sua idade e tempo de contribuição atinge 85, para mulheres, e 95 para homens, batizada de fórmula 85/95.

Pinheiro anunciou ainda que, se a presidenta Dilma vetar, os senadores reforçarão com outra campanha no Congresso pela derrubada do veto. Desde o dia da aprovação da matéria no Senado, no final de maio, Paulo Paim conclama os colegas da Casa e da Câmara a se unirem pela derrubada do veto no Congresso.

Eles questionam a avaliação do governo de que a adoção das novas regras leve à inviabilização do sistema previdenciário.