Janot e mais dois oficializam candidatura à vaga de Procurador-geral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, oficializou nesta segunda-feira (15) sua candidatura para ficar no cargo por mais dois anos. Completam a lista os subprocuradores Mario Bonsaglia, que também se inscreveu nesta segunda, e Carlos Frederico Santos, candidato há dez dias.

Janot e mais dois se candidatam ao Procuradoria Geral da União

A candidatura deve ser apresentada à Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que irá promover debates e levar uma lista tríplice à presidenta Dilma Rousseff. A disputa é simbólica, porque a indicação é livre da Presidência da República.

Janot chefia o Ministério Público Federal desde 2013, e seu mandato vai até setembro de 2015. Ele ingressou na instituição em 1984, tornou-se procurador regional da República em maio de 1993 e foi promovido a subprocurador-geral em outubro de 2003. Presidiu a ANPR (1995 a 1997), foi membro do Conselho Superior do MPF e secretário geral do MPF, de 2003 a 2005.

Já Mario Bonsaglia coordena a 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável por analisar o controle externo da atividade policial.

Membro da instituição desde 1991, foi diretor da ANPR no biênio 1999-2001, procurador regional eleitoral em São Paulo (2004 a 2008) e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Carlos Frederico Santos também integra a 7ª Câmara do MPF e acaba de vencer eleição para o Conselho Superior do Ministério Público, declarando-se "independente da administração atual da PGR".

É procurador da República desde 1991 e atuou anteriormente como assistente jurídico do Tribunal de Justiça do Amazonas e promotor de Justiça no mesmo estado. Também foi presidente da ANPR por dois mandatos, entre 1999 e 2003, e secretário-geral do MPF, de 2005 a 2010.

Urnas abertas

A consulta na ANPR está marcada para 5 de agosto, em votação plurinominal, facultativa e secreta. O voto em trânsito será permitido nas unidades do MPF. Os candidatos devem ser membros do Ministério Público Federal em atividade e com mais de 35 anos de idade.