Minas tem grande participação na maior edição do Congresso da UNE

No último domingo (7), terminou o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia e que elegeu como nova presidente a estudante paulista Carina Vitral, de 26 anos. É a primeira vez na história que a entidade tem a sucessão de duas mulheres na presidência. 

Mineiso no CONUNE

Ao lado de Carina, a mineira Moara Correia Sabóia, 25 anos, é a vice-presidente da nova gestão da UNE, sendo a primeira vez que a presidência e vice são ocupadas por mulheres.

A plenária final contou com a participação de 4.071 delegados, entre mais de 10 mil estudantes de todo o país. Foram representadas 98% das universidades do país, sendo uma das maiores edições já realizada entre os congressos da UNE.

A delegação da União da Juventude Socialista de Minas levou cerca de 500 pessoas, sendo a segunda maior do encontro, com representação de todas as unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais, através do esforço feito pela União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG). “Minas Gerais tem um peso muito grande no Congresso da UNE, já que nosso estado é o segundo maior colégio eleitoral do país. E isso reforça que os mineiros têm um papel importante na política, assim como foi na derrota do projeto tucano nas últimas eleições em 2014”, diz Luiza Lafetá, presidente Estadual da UJS em Minas Gerais.