Juventude debate agricultura familiar na América Latina

Jovens agricultores de 11 países da América Latina se reúnem em Brasília, até a próxima terça-feira (16), com o objetivo de ampliar conhecimentos para formulação de políticas de desenvolvimento da agricultura familiar. O encontro encerra o IV Curso de Formação de Jovens Rurais da Agricultura Familiar da Reunião Específica da Agricultura Familiar (Reaf) Mercosul. Cerca de 40 jovens participam da capacitação. Mais da metade são mulheres, o que mostra a valorização do gênero na discussão.

Encontro de jovens agricultores - Albino Oliveira/MDA

Para a coordenadora do Instituto Social do Mercosul, Mariana Vazquez, o curso e a Reaf são conquistas do bloco nos últimos dez anos. “Conseguimos incluir no Mercosul, pela primeira vez na história, a agricultura familiar. Isso traz resultados políticos diferentes, como a ampliação de direitos e a inclusão de setores com menor participação política”, avalia.

Segundo ela, o curso ajuda na integração dos jovens. “Eles têm história, cultura e problemas comuns. Podemos, como região, resolver e lutar juntos pela continuidade das políticas para a agricultura familiar”, acrescenta Vazquez.

Aluno da Universidade Federal da Integração Latina-Americana (Unila), Gustavo Vigo, 23 anos, natural do Paraguai, conta que a experiência é muito gratificante. “Estou interagindo bastante e aprendendo muitas coisas novas sobre associações e cooperativas. Tudo está relacionado ao meu cotidiano”, afirma.

O objetivo principal do fechamento do encontro, segundo o secretário técnico da Reaf no Mercosul, Lautaro Viscay, é construir uma base do que é integração regional e a função da Reaf. “A ideia é que eles já saiam com planos de trabalho e ações concretas para trabalharem em seus países e que tenham ferramentas de integração regional”, explica.

Conforme o moderador do encontro, Luiz Fazzi, os jovens conseguiram ampliar a participação no governo de seus países. “Eles fizeram uma avaliação sobre o primeiro módulo e aprenderam a pesquisar e buscar informação e, principalmente, como trabalhar com os outros jovens a questão da agricultura”, diz.

Participam do curso jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Está prevista, para as 19h30 desta quarta-feira (10), a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, no evento.