Com avanços, trabalhadores da Sabesp encerram campanha salarial 2015

Reunidos em assembleia na noite da última segunda-feira (08), os trabalhadores da Sabesp aprovaram a proposta amplamente discutida e ao longo do tempo melhorada pelos sindicatos e pelo Tribunal.

assembleia da Sabesp - CTB

Mediante a ameaça de greve, já que o Sintaema (Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambinete) colocou como ponto de partida das negociações não retroceder em nenhum direito já conquistado, a Sabesp, que a princípio vinha insistindo com uma proposta tímida e inaceitável acabou cedendo à proposta conclusiva de 8,29%, e que obteve mais avanços na reta final, com o reajuste de 1% em julho de forma linear a todos os trabalhadores no Plano de Cargos e Salários, uma importante conquista.

Outro ponto decisivo foi a inclusão dos trabalhadores da Sabesp de Diadema (ex-Saned) nos mesmos moldes dos demais trabalhadores, com todos os direitos.

Vale ressaltar que a assembleia contou com trabalhadores de várias localidades, inclusive interior, que viajaram por horas para participar dessa tomada de decisão.

“Dentro da atual conjuntura, na qual o governo tucano continua tratando os trabalhadores com total descaso, vide a greve dos professores que já dura mais de 70 dias sem perspectiva, consideramos a proposta com importantes avanços, além da manutenção de todos os demais direitos e conquistas”, disse o presidente Rene Vicente.

Veja as pautas conquistadas:

– Reajuste salarial de 8,29% (IPC-FIPE + 1% de aumento real);

-Reajuste em julho de 1% de forma linear para todos os trabalhadores na aplicação do Plano de Cargos e Salários, perfazendo um total de 9,37% de reajuste salarial;

– Reajuste de 10% sobre os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação;

– Reajuste de 8,29% sobre os demais benefícios;

– Manutenção da cláusula da garantia de emprego a 98% do efetivo, conforme acordo coletivo anterior;

-Manutenção da Cesta de Natal;

-Garantia do PPR 2015, com reuniões bimestrais para acompanhamento e análise de metas;

-Criação de uma comissão para tratar do Plano de Saúde;

-Isonomia salarial para todos os trabalhadores da Sabesp de Diadema.